Ter um celular com bateria se tornou uma necessidade do mundo moderno. No entanto, nem sempre há carregadores e tomadas à mão. No entanto, uma startup se dispôs a resolver ess e problema: a Pi, que criou um equipamento sem fio capaz de carregar vários smartphones e tablets ao mesmo tempo.

Pi Charger pode recarregar vários equipamentos ao mesmo tempo (Foto: Divulgação)

A empresa é uma das participantes do TechCrunch Disrupt, evento que ocorre até esta quarta-feira (20), em São Francisco, nos Estados Unidos.

Batizado de Pi Charger, o carregador se diferencia de outros aparelhos com recarga por aproximação, pois não é necessário encostar o celular em sua base para que a bateria comece a ser carregada.

Basta apenas aproximar o aparelho a uma distância de até 30 centímetros para que o carregamento comece. Durante a apresentação ao público, quatro celulares e um tablet chegaram a ser carregados ao mesmo tempo dessa maneira.

De acordo com John MacDonald, fundador da Pi, isso é capaz graças a uma tecnologia que permite direcionar um campo magnético para os equipamentos, de uma maneira segura. Outros carregadores com capacidade para carregar notebooks podem ser criados com base nessa tecnologia.

A startup nasceu no Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial do MIT, quando Macdonald conheceu Lixin Shique em uma aula da instituição e decidiu buscar apoio para executar o projeto. A Pi já arrecadou US$ 3,5 milhões em investimentos.

Segundo os criadores do Pi Charger, o produto ainda não tem um preço definido, mas deverá custar menos de 200 dólares. Tampouco há uma data para o lançamento oficial do carregador.