O Parque Ecológico Municipal de Americana “Engenheiro Cid Almeida Franco” comemora 33 anos de fundação no dia 12 de outubro. Nesse dia, além das atrações rotineiras, como o parque de diversões para a criançada e a oportunidade de contato com espécies da fauna brasileira, muitas delas em extinção, o visitante poderá apreciar apresentações de música e de teatro.As atrações estarão concentradas no período da manhã. Às 9h30, será encenada a peça “Lobo Túlio e as Três Porquinhas”, que conta a história de três irmãs porquinhas que sonham em participar do festival de música da floresta. Mas acontece tanta coisa para atrapalhar no meio do caminho, que a solução vem da criatura que elas menos esperavam: o Lobo.

Em seguida, às 10h30, o Coral Infantil Villa-Lobos apresenta um repertório que inclui melodias húngaras, canções de domínio público e outras de compositores e cantores conhecidos, a exemplo de Luís Tatit e Ana Vilela. Entre os números musicais estão Leves Cantos, O Girassol, Alecrim Dourado, Eu Vi, Vento Frio, O Vento, Peraltice de Saci, Trem Bala e Pim-Pam-Pum, esta última com percussão feita com copos.

A última apresentação ficará sob responsabilidade do Grupo Teatral Ta lento, do Espaço Fábrica das Artes, com a peça “O Palhaço Sou Eu”. Segundo o material de divulgação, “em O Palhaço sou Eu , três atores palhaços se revezam em cenas divertidas a partir de clássicas gags circenses. Situações embaraçosas do cotidiano são abordadas, como o medo de se expor em público, a “esperteza” do ingênuo, as mancadas do desastrado, a mágica pela ótica do palhaço, entre outras.”

Parque Ecológico – O Parque Ecológico Municipal de Americana “Eng. Cid Almeida Franco”, foi inaugurado em 12 de outubro de 1984 e está localizado no final da Avenida Brasil, com uma área de 120 mil m². Uma das grandes finalidades do zoológico é utilizar os animais mantidos em cativeiro para realizar trabalhos de Educação Ambiental, tentando mostrar a grande responsabilidade na sobrevivência das espécies animais e vegetais.O local conta com um plantel de, aproximadamente, 400 animais, entre répteis, aves e mamíferos, com mais de 100 espécies diferentes, 80% delas pertencentes à fauna brasileira, e várias espécies ameaçadas de extinção. O Parque Ecológico tem recebido mais de 500 mil visitantes por ano.