Então é hora de aprender a usar essa grande ferramenta pra fazer sua rede crescer e por decorrência seu bônus.A Sucesso dividiu esta matéria/treinamento em 3 partes. Na primeira você vai aprender sobre o Instagram. Na segunda, os recursos que ele dispoê e na terceira, estratégias poderosas que farão toda diferença em seu negócio.

PARTE 1: SOBRE O INSTAGRAM:

– É gratuito. basta você baixar.
– É uma rede social principalmente visual, onde um usuário pode postar fotos e vídeos de curta duração, aplicar efeitos a eles e também interagir com publicações de outras pessoas, através de comentários e curtidas.
– O usuário pode seguir outro para poder acompanhar suas postagens e suas atividades dentro da rede. O número de seguidores inclusive contribui para a visibilidade do perfil.
– Nele também encontramos as famosas hashtags, que servem como um mecanismo de busca das publicações, e ajuda na hora de segmentar o seu público, caso possua uma página para sua marca.

A história do Instagram
Foi lançado em 2010 pelo norte-americano Kevin Systrom e pelo brasileiro Mike Krieger, ambos engenheiros de software.

No mesmo dia do lançamento, o aplicativo tornou-se o mais baixado na Apple Store e, já em dezembro do mesmo ano, contava com a impressionante marca de 1 milhão de usuários.

Em 2011, a empresa, que tinha apenas 6 funcionários já possuía 10 milhões de usuários na rede.

Em 2012, após o tão esperado lançamento do aplicativo na versão para Android, o Instagram foi comprado pelo Facebook, por 1 bilhão dólares.

Atualmente, a rede social conta com mais de 500 milhões de usuários em todo o mundo, sendo que 7% das contas criadas são de brasileiros.

PARTE 2: O QUE VOCÊ PODE FAZER:
Recursos

– Além dos famosos filtros originais inspirados na câmera Polaroid, o Instagram apresenta uma série de recursos interessantes que contribuem para a experiência do usuário no aplicativo e que foram implementados ao longo de seus 6 anos de existência. Aqui estão os principais deles:

Edição de imagem
é POSSÍVEL aplicar filtros às fotos, ajustar seu tamanho, cortá-la ou endireitá-la e inserir efeitos de luz, contraste e cor.

Curtidas
Possuem um coração que fica vermelho como símbolo e talvez seja o recurso mais importante e querido dentro do aplicativo. Com elas, é possível medir a popularidade e interação de suas postagens e quantas pessoas gostaram do que você publicou.

Comentários
Podem ser feitos nas publicações e gera interação entre os usuários. É possível marcar amigos nestes comentários para que eles também vejam o conteúdo rapidamente.

“Seguindo”
Neste recurso, é possível acompanhar o que seus amigos e outras pessoas que você segue estão fazendo na rede.
Fotos que foram curtidas, pessoas seguidas e comentários em fotos podem ser visualizados nesta opção.

“Explorar”
A aba “explorar”, disponibiliza uma galeria de fotos de pessoas de todo o mundo, inspiradas nas fotos que você curte e em quem você segue.
Este recurso possibilita a descoberta de novos perfis que despertem o seu interesse, já que, de alguma forma, se encaixam com suas preferências dentro da rede.

Marcação em fotos
A opção de marcação de fotos, gera, dentro do seu próprio perfil, uma galeria de fotos postadas por outras pessoas, onde você esteja presente e marcado.
Caso o usuário não queira, ele pode selecionar a opção de ocultar aquela foto de seu perfil, e dessa forma, ela não aparece nesta galeria .

Mensagens Diretas
As mensagens diretas funcionam como uma espécie de chat, que conecta usuários que se conhecem, e também, caso seja autorizado pelo receptor da mensagem, usuários que não se seguem, por meio de conversas individuais ou em grupo.
Além desta troca de mensagens, é possível enviar fotos do seu próprio aparelho, ou de dentro do Instagram.

Localização
Ao postar uma foto, pode-se adicionar qual foi o local onde ela foi tirada. Isso ajuda outros usuários a saberem a localização daquela imagem e também cria um mapeamento de lugares visitados que podem ser visualizados em seu próprio perfil.
É uma maneira interessante de se ter uma visão geral sobre lugares visitados em seu país, ou ao redor do mundo.

Instagram Stories
Este é o recurso mais recente do aplicativo e que gerou muitas polêmicas.
Muito parecido com o já famoso Snapchat, o Instagram Stories permite o compartilhamento em tempo real de imagens e vídeos que desaparecem após 24 horas, e a inclusão de emojis, desenhos e manuscritos.
Nele, pode-se determinar a privacidade de suas histórias para que apenas alguns usuários tenham acesso, ou para que qualquer usuário da rede possa ver suas publicações.
Além disso, assim como o Snapchat, existe a possibilidade de ter acesso a quem visualizou suas publicações.

Devido ao seu formato mais dinâmico, ele permite criar uma relação mais intimista. É possível mostrar o que está acontecendo, basicamente em tempo real, para que os usuários sintam-se parte do seu dia a dia.

Agora, vamos ver as principais funcionalidades do Instagram Stories.

A primeira delas é o Boomerang, que permite criar vídeos curtinhos no estilo de GIFs animados, que rodam infinitamente. Sempre que o vídeo acaba, ele começa de novo. Depois de criar o vídeo com o Boomerang, você pode compartilhá-lo no feed do Instagram.

A segunda funcionalidade, com a qual você provavelmente já está familiarizado, são os filtros. Você pode adicionar stickers e emojis, texto ou marcações feitas a mão livre na sua história.

Os stickers são a opção mais recente. Você pode usar stickers de clima, horário, localização ou outros temáticos (como os stickers de Natal). É possível incluir múltiplos itens. As caixas de texto podem ser alinhadas à esquerda, direita ou centro do vídeo.

A terceira funcionalidade é marcar pessoas nas suas InstaStories. Basta incluir um texto diretamente sobre a história, com @nomedeusuário. O texto ficará sublinhado e vai se tornar um link para o perfil do mencionado.

Como você vai usar a marcação como parte da estratégia de marketing?

Uma alternativa é marcar influenciadores nas histórias. Assim, sempre que alguém buscar o perfil destes influenciadores dentro do Instagram, vai encontrar também as histórias do seu negócio.

O InstaStories está sempre passando por atualizações, em busca de tornar-se um competidor em pé de igualdade com o Snapchat.

Com as últimas atualizações, por exemplo, o usuário pode soltar o botão “Gravar” enquanto filma uma história. Esse recurso foi chamado de câmera com mãos livres. Assim, você ganha mais mobilidade enquanto produz o conteúdo.

Além disso, as contas verificadas agora podem colocar links externos em suas histórias. Dessa forma, você pode levar os usuários a saber mais sobre um produto ou sobre a empresa, direcionando para o site oficial.

Vídeo ao Vivo
Como no Facebook, o Vídeo ao Vivo, são transmissões em tempo real através da câmera do aplicativo. O detalhe é que a transmissão será apagada imediatamente, assim que acabar. Nada ficará registrado no feed do usuário.

O Vídeo ao Vivo possui duração máxima de uma hora e será possível inserir um comentário fixo, para que todos os seguidores que estão acompanhando a transmissão vejam. Eles, é claro, também poderão deixar comentários.

Na área Explorar do app do Instagram, serão exibidos os Top Live (principais transmissões) em andamento.

O Vídeo ao Vivo é excelente para promover webinars acessíveis e exclusivas aos seus seguidores, o que vai contribuir para a qualificação de leads.

PARTE 3: ESTRATÉGIAS PARA GERAR LISTA E PATROCÍNIOS

1. Para ser lembrado é preciso ser visto. Por isto, estar presente nas redes sociais é importantíssimo para ter uma estratégia de marketing eficaz.

2. O Instagram, apesar de ser lembrado como uma rede social mais jovem e menos “séria”, é uma ótima ferramenta de divulgação de suas idéias (través de mensagens e vídeos) e criam sua imagem, despertando interesse em quem você tem como público-alvo.

3. Crie um perfil interessante, mesclando postagens de frases impactantes e motivacionais, com fotos suas que sejam interessantes, ou curiosas, mas sempre de bom gosto.

4. Nada de publicar fotos sensuais. Biquini ou sunga pode, pois gera audiência, mas não vulgar e não tão exposta. recomenda-se a cada 40 fotos, uma a vontade.

5. Mostre seu estilo de vida pelas fotos, mas poste glamour, lugares interessantes, riqueza e crie uma imgae de bem sucedido.

6. O ideal é que seu perfil não fale da empresa que você desenvolve. Assim você não cria rejeição. través do Direct (mensagem de texto que pode enviar para quem deseja) você pode iniciar amizade, sem demonstrar interesse direto no patrocínio.

7. Mas se quiser ter um perfil da sua empresa, fique a vontade. Neste caso, assuma sua posição, mas seu perfil será percebido como de negócios e tem muita gente que não usa o Instagram para negócio.

8. Em seu perfil, funciona muito se apresentar como caçador de talentos; investidor; consultor de negócios ou head hunter.

9. Publicar texto no perfil tipo: procuro pessoas que desejem oportunidade financeira e profissional, dá certo.

10. Interaja com seu público. O propósito das redes sociais é a interação e o foco principal é o relacionamento entre os usuários. Responda aos comentários e principalmente as perguntas.

Crie postagens que incentivem a interação entre seus seguidores e faça com que eles se sintam importantes! Curta suas publicações sempre que possível e siga alguns perfis.

Lembre-se de ter sempre em mente a sua persona, para que você possa direcionar as publicações para o tipo certo de público.

Anuncie
Os anúncios pagos do Instagram se mostraram muito eficazes.

Utilizando um algoritmo bem similar ao do Facebook, o aplicativo identifica usuários que possuam interesses semelhantes aos de seu público alvo, e apresenta seus anúncios a eles.

Além disso, o ads possibilita incluir nas postagens hiperlinks que podem direcionar o usuário para uma página de compra, por exemplo. O que não é possível quando publicamos uma foto sem anunciar.

#Hashtags
As hashtags, utilizadas inicialmente pelo Twitter, funcionam como uma espécie de palavra-chave, que facilita e ajuda a classificar o tipo de público.

A criação de uma hashtag própria pode ser uma grande ajuda e é uma estratégia muito utilizada, pois pode criar uma comunidade que irá associá-la a sua marca ou produto.

Mas cuidado para não criar uma tag que seja longa ou específica demais e acabe não sendo usada por ninguém!

Instagram stories e marketing digital
Sabemos que o Snapchat possui as mesmas funcionalidades deste novo recurso, mas e se o fato de o usuário poder permanecer na mesma rede social para acompanhar sua marca mais de perto for um grande diferencial?

Com este recurso, é possível criar uma relação mais próxima com seus seguidores, já que será possível para eles, acompanhar o dia a dia da empresa, ou ficar mais por dentro de como os produtos são feitos.

Não sabe como criar um Instagram Stories? Fizemos um post especial que vai te ajudar com isso!

Qualidade é fundamental
Esta regra vale tanto para o conteúdo, quanto para as imagens!

Invista em boas imagens! Lembre-se que o Instagram é uma rede visual, e imagens bem produzidas e que possuem destaque, sempre serão lembradas e apreciadas pelo seu público.

Não é necessário postar apenas imagens do seu produto! Divulgar imagens de como é o dia a dia em sua empresa ou o que seus funcionários estão fazendo, ajuda ainda mais na aproximação dos seus seguidores com sua marca.

As legendas também são muito importantes. Aposte numa linguagem mais humanizada e não tenha medo de falar do seu produto, desde que este não seja o único foco da página.

Incentivar seu público através de promoções e Calls To action também é uma ótima maneira de mantê-lo interessado.

Lembre-se que as pessoas querem ser surpreendidas e terem boas experiências que serão associadas à você.

Sabemos que, cada vez mais, as redes sociais são os maiores aliados de quem deseja crescer e se destacar no mercado, por isso, não deixe de seguir estas nos práticas e se mantenha sempre atualizado sobre as novas tendências.

Vimos que o Instagram teve uma rápida expansão e ganhou os corações de usuários de todo o mundo através de sua plataforma intuitiva e de seus recursos inovadores.

Vá lá e utilize bem o seu perfil no Instagram.