O prefeito de Santa Bárbara d’Oeste e presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas), Denis Andia, participou nesta segunda-feira (9) da abertura do evento “Gestão de Resíduos para Cidades Inteligentes”, promovido pelo Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos). O evento realizado em Nova Odessa reuniu o secretário Estadual de Meio Ambiente, Maurício Brusadin, o secretário Estadual de Emprego e Relações do Trabalho, José Luiz Ribeiro, além de prefeitos da região, representantes do Ministério Público e entidades como Cetesb, Funasa, entre outros.

Na abertura oficial do evento, o chefe do Executivo barbarense falou aos presentes sobre a importância da discussão da gestão de resíduos sólidos em âmbito regional, defendendo a criatividade e união dos esforços entre os Município. “Este é um desafio grande, que exige ainda mais de todos nós sobretudo em tempos de crise. Com a junção dos esforços e da criatividade dos Municípios é que teremos a possibilidade de avançar. Por isso a importância de reunirmos técnicos e autoridades em um evento como este”, disse.

O prefeito ainda ressaltou as ações do Conselho de Desenvolvimento da RMC, órgão o qual preside, nas discussões sobre o tema. “Como presidente da RMC deixamos a nossa contribuição e reativamos a Câmara Temática de Meio Ambiente. Com isso, as cidades da região ganham um instrumento que fortalece ainda mais um amplo grupo que pensa em soluções para a nossa região como um todo”, completou Denis Andia.

Também compuseram a mesa oficial da abertura do evento o prefeito de Nova Odessa, presidente do Consimares e do Consórcio PCJ (Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), Benjamin Bill Vieira de Souza, o prefeito de Piracicaba e presidente do Comitê de Bacias do PCJ, Barjas Negri, e o presidente da Cetesb, Carlos Roberto dos Santos.