Os vereadores barbarenses aprovaram dois projetos de lei e 16 moções durante a 37ª Reunião Ordinária de 2017, promovida nesta terça-feira (10), no Plenário Dr. Tancredo Neves. Inicialmente, com 16 votos favoráveis, foi aprovado o Projeto de Lei 93/2017, de autoria do vereador Joel Cardoso, o Joel do Gás (PV), que institui a Semana Municipal Muay Thai em Santa Bárbara d’Oeste, a ser comemorada no mês de março, na semana que coincide com o dia 17, considerado o Dia Mundial do Muay Thai. Antes da aprovação desse projeto, Wildo de Azevedo, professor dessa arte marcial, conversou com os parlamentares sobre a importância dessa modalidade esportiva.

Na sequência, também de autoria do vereador Joel do Gás, com apoio da vereadora Germina Dottori (PV), foi aprovado o Projeto de Lei 119/2017, o qual altera o artigo 1° da Lei Municipal 3.965/2017, que dispõe sobre as condições necessárias para a proteção contra incêndio nos locais de manipulação, armazenamento, comercialização, utilização, central GLP, instalação interna e sistema de abastecimento a granel de gás liquefeito de petróleo (GLP), atendendo ao prescrito no Decreto Estadual nº 46.076/01.

Ainda na sessão, os vereadores aprovaram 16 moções. A primeira moção aprovada, a Moção 751/2017, é de autoria do vereador Antônio Carlos Ribeiro, o Carlão Motorista (PDT), que manifesta apelo ao Poder Executivo das cidades de Santa Bárbara d’Oeste e Americana quanto às melhorias necessárias e instalação de semáforo na avenida da Amizade.

Os parlamentares também aprovaram sete moções de autoria do vereador Valdenor de Jesus Gonçalves Fonseca, o Jesus Vendedor (DEM). Revitalização de área pública no São Fernando (Moção 753/2017), poda de árvore na rua do Cobre (754/2017) e na rua Itambé (755/2017), troca de lâmpadas no Distrito Industrial I (754/2017), instalação de lombada na rua Bem Aventurança (758/2017), construção de canteiro central na avenida Alfredo Contato (759/2017) e extração de árvore na rua do Amor (759/2017) são os apelos realizados por ele.

De autoria do vereador Celso Luccatti Carneiro, o Celso da Bicicletaria (PPS), foram aprovadas três moções. Na primeira delas, a Moção 756/2017, Celso apela ao Poder Executivo para revitalização das sinalizações de solo no bairro Jardim Pérola. Na segunda, a Moção 762/2017, Celso manifesta apelo à CPFL quanto à substituição de poste de madeira por poste de concreto na rua Alexandre Crisp, no Jardim dos Cedros. Na Moção 765/2017, Celso da Bicicletaria manifesta apelo à CPFL para poda de copa de árvore em contato com a rede de energia.

De autoria do vereador Celso Ávila (PV), foi aprovada a Moção 757/2017, por meio da qual o parlamentar manifesta aplauso aos dirigentes do Real Vista Alegre e do Unidos do Esmeralda, pela atitude do não uso de rojões e bombas por parte das torcidas na final do Futebol Amador da 1ª divisão.Gustavo Bagnoli (DEM) é autor das moções 763 e 764/2017, também aprovadas na sessão desta terça-feira. Na primeira, ele apela ao Poder Executivo pela construção de passeio público nas ruas que dão acesso ao local onde atualmente é realizada a avaliação para habilitação de condutores de ônibus e caminhões no Residencial Furlan. Na segunda, Gustavo apela ao prefeito e ao secretário municipal de Trânsito, para que instale algum tipo de redutor de velocidade na rua João Ridley Buford, próximo ao cruzamento da rua General Osório, onde vem ocorrendo acidentes frequentes.

Por fim, de autoria do vereador Edmilson Ignácio Rocha, o Dr. Edmilson (PPS), foi aprovada a Moção 766/2017, por meio da qual o parlamentar manifesta aplauso à Pastoral da Criança pelos 30 anos de atuação em Santa Bárbara d’Oeste.
TribunaAinda nesta terça-feira, a secretária municipal de Saúde, Lucimeire Rocha, fez uso da Tribuna Livre, a convite do vereador Celso da Bicicletaria. Ela veio ao Legislativo para explicar o funcionamento do SUS (Sistema Único de Saúde) no Município.

Exposição
Também nesta tarde, antes do início da 37ª Reunião Ordinária, a Câmara barbarense sediou a abertura da mostra “Mês das Crianças”, com a apresentação de 23 registros de meninos e meninas, a maioria com idades de até dois anos de idade, feitos pelo fotógrafo Leandro Leal e equipe. Essa exposição permanece no Hall do Legislativo, de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 18 horas, até o dia 10 de novembro.