Ano novo é tempo de adotar novas estratégias. Já pensou em implementar mudanças na sua rotina de trabalho? Mas calma, não iremos propor nenhuma meta ambiciosa que irá te trazer ainda mais dor de cabeça. Pelo contrário. A ideia é reduzir o estresse. Vamos ajudá-lo a aumentar sua produtividade com hábitos simples de serem colocados em prática.

(FOTO: PEXELS)

Para essa missão, Elizabeth Grace Saunders, coach, fundadora do programa Real Life E Time Coaching & Training e autora dos livros “Divine Time Management” e “The 3 Secrets to Effective Time Investment: How to Achieve More Success With Less Stress”, aponta 4 ajustes na rotina que não demandam muito esforço e vão aliviar o acúmulo de estresse no trabalho durante o ano.

1. Apague um app que você usa pelo menos uma vez ao dia
Você conhece seus vícios melhor do que ninguém. Talvez seja alguma rede social como o Facebook, um jogo ou um aplicativo de namoro. Seja qual for, observe o que você acessa sempre que está esperando algo ou sem nada para fazer à vista. É provável que você use o foco e a energia mental que precisa para fazer as coisas nesse app – e isso, indiretamente, acabe estressando você.

Como resolver? Para começar, escolha apenas um aplicativo e exclua-o dos seu celular ou tablet, mesmo que seja por apenas uma semana. Analise se você sente falta dele. Deletar um aplicativo que você usa (mas não precisa) todos os dias, pode garantir mais tempo – mesmo que não seja muito – para você pensar, se exercitar, ler, cumprir um item da sua lista de tarefas, dormir mais cedo, entre outros.

2. Programe um alarme para organizar sua rotina de sono
Dormir menos é um obstáculo para a sua produtividade e causa estresse no trabalho. Programar um alarme “prepare-se para dormir” no celular à noite pode ajudá-lo a criar o hábito de deitar mais cedo.

Quando tocar, você deve refletir se o que está fazendo naquele momento é realmente importante a ponto de violar seu horário de sono. O ideal é observar sua rotina e definir o horário do alarme em torno de uma hora antes de ir para a cama – tempo suficiente para ignorá-lo por cerca de 30 minutos e ainda dormir na hora estimulada. Dessa forma, você terá melhor controle do seu tempo.

3. Tenha água ao seu alcance
Tomar mais água realmente pode melhorar a forma como você trabalha e a sua produtividade. É importante lembrar que nem todos os benefícios são necessariamente resultado direto da hidratação e de tomar “oito copos por dia”, como diz a ciência. Porém, se é algo que requer tão pouco esforço, por que não ingerir mais água sempre que possível?

Ao invés de apenas dizer a si mesmo que você precisa beber mais água, facilite o objetivo tendo água sempre ao alcance das suas mãos. Algumas dicas são comprar uma garrafa de água e enchê-la diariamente, manter um copo no seu local de trabalho ou até do lado da sua cama na hora de dormir. Adotando essas práticas, é muito mais provável que você beba água.

4. Intregre o exercício ao trabalho
Em vez de dividir o seu dia entre uma jornada de trabalho sedentária e um horário específico para fazer exercício, tente integrar o movimento de forma natural na sua rotina de trabalho. Para isso, você pode tentar se sentar com a coluna ereta no seu posto de trabalho ou pedir a seu chefe que faça algumas reuniões andando pela empresa ao invés de ficarem apenas sentados. Assim, você irá se manter mais tempo de pé e, se animar, pode até arriscar alguns agachamentos ao longo do dia.

Não subestime o quanto seu estresse no trabalho pode ter causas fisiológicas. Então, antes de fazer mudanças bruscas, tente implementar estes 4 ajustes de hábitos na sua rotina.