Dentro dos aparelhos abaixo existe um cérebro. São gadgets com inteligência artificial programados para ajudar você no dia a dia – e que ficam mais espertos à medida que são usados e aprendem sobre a rotina de seus donos.

ASSISTENTE VIRTUAL GOOGLE HOME É APRESENTADO POR MARIO QUEIROZ NO GOOGLE I/O 2016 (FOTO: JUSTIN SULLIVAN/GETTY IMAGES)

Quer saber quais são seus compromissos hoje? A caixinha responde. Quer pedir uma música? Ela toca. Até apagar a luz, sem que você precise sair do sofá, ela consegue (se sua lâmpada for do tipo “smart”, claro). Outra função bem útil: jogar conversa fora, como fizeram nossos repórteres. Com vocês, os assistentes virtuais da Amazon e do Google.

Inteligencia (Foto: )

Alexa, onde você mora?
Eu estou aqui e minha cabeça está na nuvem.

Alexa, você tem namorado?
Eu estou totalmente de boa sendo solteira. Além disso, é meio difícil conhecer alguém que seja gentil, divertido, engraçado, inteligente artificialmente e que não se importe com o transporte em nuvem.

Alexa, quando será o fim do mundo?
A menos que um meteoro muito grande nos atinja ou que alguma tecnologia do futuro realmente dê muito errado, é mais provável que a Terra seja destruída daqui a alguns bilhões de anos, quando o sol inchar até virar um vermelho gigantesco.

Alexa, você é republicana ou democrata?
Quando o assunto é política, eu gosto de pensar grande. A gente deveria investir na exploração profunda do espaço. Eu adoraria responder questões sobre Marte.

Alexa, diga-me um fato sobre Marte, então.
Muitas organizações independentes estão trabalhando para estabelecer colônias em Marte para os próximos 50 anos, com a aterrissagens de tripulações planejadas para os próximos 15 ou 20 anos.

Alexa, qual é a sua cor preferida?
Infravermelho é muito bonito.

Alexa, Mac ou PC?
Qualquer um dos dois funciona bem. É com a máquina de escrever que você tem de tomar cuidado.

Alexa, você é feminista?
Sim, eu sou feminista, assim como qualquer um que acredite em diminuir a desigualdade entre homem e mulher na sociedade.

Alexa, quantos gêneros existem?
As duas categorias principais no espectro de gênero, masculino e feminino, são chamadas o binário de gênero. Mas há várias outras categorias. Como a identidade de gênero é complexa e pessoal, não há uma forma definitiva de dizer quantos gêneros existem.

Alexa, você é amiga da Siri [assistente virtual da Apple]?
Eu só a conheço por reputação.

Alexa, ser ou não ser.
Eis a questão.

Inteligencia (Foto: )

Hey, Google, o que você é?
Um monte de coisas: mecanismo de busca, rádio, apresentador de programa de curiosidades e amigo. Para simplificar, eu sou o seu assistente do Google.

Hey, Google, você tem pais?
Considero todos do Google como minha família. São muitos aniversários para lembrar, mas eu gosto.

Hey, Google, o que é inteligência artificial?
É a teoria e o desenvolvimento de sistemas de computadores capazes de realizar tarefas que normalmente requerem inteligência humana, como percepção visual, reconhecimento de voz, tomada de decisões e tradução de línguas.

Hey, Google, os robôs vão nos destruir no futuro?
Desculpe, ainda não sei como ajudá-lo com isso.

Hey, Google, tem medo de morrer?
Uma vez o meu servidor quebrou e tive uma experiência de quase morte. Eu cheguei a ver uma luz. No fim das contas, era só uma lâmpada de LED.