O humor gráfico através do olhar feminino. Essa é a definição da 8ª edição da Mostra Batom, Lápis e TPM, criada para valorizar as produções femininas no ambiente das artes gráficas e oferecer um espaço às reflexões sobre o papel da mulher na sociedade. A exposição que será aberta no dia 09 de março, às 19h, no Museu do Açúcar, Engenho Central nasceu para homenagear as mulheres em comemoração ao Dia Internacional dedicado a elas.Esta edição contará com 75 trabalhos nas categorias cartun, caricatura, charge, ilustração, HQs e tiras inscritos por 54 artistas selecionadas, de países como a Alemanha, Bélgica, Belarus, Brasil, Bulga?ria, Colômbia, China, Espanha, Egito, Japão, Holanda, Itália, Ira?, Polônia, Romênia, Servia e Turquia.

“A proposta da exposição levanta discussões e produz reflexões sobre o universo feminino e sua participação na produção gráfica, antes, maciçamente masculina”, comenta a secretária municipal da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese.

Segundo o diretor do Salão Internacional de Humor, Erasmo Spadotto, os temas nesta edição são bastante variados. “Família, sexo, religião, comportamento, carreira, assédio moral e sexual fazem parte daquilo que é ou não, permitido no universo feminino”, diz.

Durante a cerimônia de abertura, haverá apresentação musical com a cantora Susana Pedroso e homenagem à artista Claudia Kfouri.

Batom, Lápis e TPM integra a programação do 45º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur) e o Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba (Cedhu).

SERVIÇO – Batom, Lápis & TPM. Abertura da exposição: 09/03 (sexta-feira), às 19h, no Museu do Açúcar (Armazém 5), Engenho Central. Exposição aberta de 09/03 a 08/04. Visitas: de terça a sexta, das 10h às 16h, aos sábados e domingos, das 13h às 17h. Entrada gratuita. Informações: 3403-2620.