A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), iniciou nesta segunda-feira (2) o mutirão de castração, que deve atender, no total, duas mil cadelas. Os procedimentos foram realizados na sede do CCZ, atendendo neste primeiro dia 125 animais. Nesta terça-feira (3), as castrações seguem na Praia Azul e, nos dias 4 e 5 de abril, os procedimentos acontecem na Praça da Fraternidade, no Jardim da Paz, a partir das 8 horas.

CCZ inicia mutirão de castração de animais pela região da Praia Azul. (Marilia Pierre)

Segundo informações da secretaria, dos 150 animais agendados, 128 compareceram, dos quais três não puderam ser castrados, pois uma cadela já havia sido castrada e as outras duas não apresentavam saúde satisfatória para serem submetidas à cirurgia e foram reagendadas as castrações. De acordo com a avaliação da médica veterinária e responsável técnica do CCZ, Aneli Marques Neves Conceição, o primeiro dia foi tranquilo, mas ela ressaltou a importância do comparecimento da população, já que mais de 20 tutores deixaram de levar seus animais, apesar do agendamento ter sido confirmado. “Foi bem produtivo o dia, ocorreu tudo bem. Solicitamos que a população compareça no dia e horário marcado quando for realizado o agendamento. Confirmamos com todas as pessoas e pedimos para que nos avisassem caso não fosse possível comparecer no dia marcado, pois assim agendaríamos outros animais. Mesmo assim tivemos várias faltas”, comentou.

O mutirão seguirá até o dia 18 de outubro e vai atender as regiões dos bairros Praia Azul, Antônio Zanaga, Jardim da Paz, Cidade Jardim, São Vito e Centro. Interessados podem ligar no CCZ e deixar o nome para agendamento pelos telefones 3467-1187 ou 3467-2344.

CCZ inicia mutirão de castração de animais pela região da Praia Azul. (Marilia Pierre)

– 3 de abril – Praia Azul
– 4 e 5 de abril – Jardim da Paz
– 28, 29 e 30 de maio – Cidade Jardim
– 13 e 14 de agosto – São Vito
– 15 e 16 de agosto – Zanaga
– 15 e 16 de outubro – São José (Região da Praia Azul)
– 17 e 18 de outubro- Centro