O bilionário Elon Musk parece empenhado em revolucionar a mobilidade urbana. Ele acaba de revelar novos detalhes sobre a Boring Company, sua empresa responsável por cavar túneis para fornecer uma rede de tubos subterrâneos ao Hyperloop, um tipo de transporte subterrâneo de alta velocidade.

MUSK VAI PRIORIZAR PEDESTRES. VÍDEO DIVULGADO PELO BILIONÁRIO NO TWITTER ILUSTRA COMO FUNCIONARÃO OS TÚNEIS QUE ELE ESTÁ CONSTRUINDO (FOTO: REPRODUÇÃO)

O plano, segundo o empresário, é usar esse meio de transporte para locomover pedestres e ciclistas, e só depois focar em carros.

De acordo com as mais recentes postagens de Musk no Twitter, a ideia seria carregar os usuários em vagões, aproximadamente do tamanho de uma vaga de espaço — tudo por baixo da terra. Qual a diferença disso para um metrô? Bem, em vez de grandes (e poucas) estações, Musk planeja milhares de pequenas estações pelas cidades.

Na animação que compartilhou, é possível conferir uma previsão de como tudo vai funcionar na prática. O vídeo contrasta com a visão original da empresa, que se concentrava no fluxo de carros pelos túneis, a fim de diminuir os congestionamentos.

O transporte em grandes cidades é só uma das oito frentes em que Musk atua. Por meio de empresas como Tesla, OpenAI e Neuralink, ele está investindo em carros elétricos, inteligência artificial e soluções inovadoras para o setor de saúde. A empresa de inteligência de mercado CB Insights reuniu números que explicam a dimensão dos investimentos de Musk nos mais diversos setores — você pode conferir aqui.