Desde a década de 1980, a empresa japonesa Toyota desenvolve robôs industrias para aprimorar os processos de produção. Agora, a Toyota apresenta o robô humanoide T-HR3, uma máquina de fazer inveja aos braços mecânicos das montadoras. Com 1,55 m de altura e pesando 75 quilos, ele é capaz de imitar movimentos do corpo humano.

O ROBÔ HUMANOIDE DA TOYOTA, THR-3 (FOTO: TOYOTA)

O novo robô faz parte da terceira geração de humanoides e foi projetado originalmente para ajudar seres humanos em atividades diárias, seja em caso ou no trabalho. Muitas empresas, incluindo aí a Toyota, estão trabalhando no desenvolvimento de robôs para auxiliar as pessoas na velhice, operando como cuidadores. Portanto, essas máquinas precisam ser ágeis, fortes e confiáveis

A divisão especializada no desenvolvimento de robôs, Partner Robot, tem como objetivo produzir assistentes que se relacionem com humanos de maneira harmônica. “Nosso objetivo é construir robôs que incorporem ‘gentileza’ e ‘inteligência’ e que possam ajudar atividades humanas em aplicações como assistência, cuidados de idosos, fabricação e mobilidade no futuro próximo”, afirmou a Toyota em nota.

Desenvolvido e projetado pela Partner Robot, o sistema do T-HR3 gerencia com segurança as interações físicas entre o robô e seus arredores. Ele é equipado ainda com controle remoto que permite “copiar” os movimentos do operador. Esse sistema, o Master Maneuvering System, dá à pessoa a capacidade de operar instintivamente o robô, mapeando movimentos das mãos, braços e pernas.

Em sua terceira geração, o robô humanoide THR-3 da Toyota é capaz de imitar gestos humanos (Foto: Toyota)

O exoesqueleto do robô é equipado com sensores capazes de controlar 29 peças individuais, oferecendo uma experiência de manipulação sincronizada. O sistema conta ainda com um headset HTC Vive embutido, com o qual o operador consegue “enxergar”, em tempo real, a perspectiva do T-HR3.

“Os membros da equipe do Robot Partner estão empenhados em usar a tecnologia no T-HR3 para desenvolver robôs amigáveis e úteis que coexistam com os humanos e os ajudem na vida cotidiana”, afirmou Akifumi Tamaoki, gerente-geral da divisão Robot Partner, em nota oficial.