Em alusão ao Dia Mundial da Saúde, comemorado no próximo dia 7 de abril, a Secretaria Municipal de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social realiza nos próximos dias uma série de atividades envolvendo o público atendido nos CRASs (Centros de Referência em Assistência Social) e SCFVs (Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) do município.Nesta quarta-feira (04), o grupo de adolescentes do SFCV Picerno vai receber a palestra “Suicídio, afeto e sexualidade: as entregas na adolescência”. Já na quinta-feira (05), será a vez do grupo de idosos ser orientado em relação a hábitos de vida saudáveis. Também na quinta-feira, no SCFV São Domingos, as adolescentes assistidas pelo projeto “Mamãe Bem Querer” receberão palestra de primeiros-socorros com a bombeira civil Marli.

Na sexta-feira (06), as famílias atendidas no SCFV do Jardim do Trevo recebem diversas atividades sobre saúde e qualidade de vida, como roda de conversa, vídeo, exposição e sorteio de kits de higiene pessoal. Já no SCFV Dall’Orto/CAIC, as crianças vão aprender, de forma lúdica, sobre higiene bucal – uma ação realizada em parceria com a equipe da Secretaria de Saúde, com escovação e aplicação de flúor. A mesma atividade acontece no dia 13 de abril no SCFV Manchester.

[metaslider id=270]

Também na próxima semana, dia 09, as adolescentes do projeto “Mamãe Bem Querer”, no SCFV São Domingos, vão receber orientações sobre prevenção e combate ao câncer. E no dia 10, os idosos atendidos no CRAS Basilicata terão uma manhã agradável de atividades físicas.

“A saúde não é apenas a ausência de doença, mas trata-se de um conjunto de fatores como o bem-estar físico, mental e social do indivíduo. Por isso, é tão importante este trabalho de acolhimento e orientação, principalmente àqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade”, explicou o prefeito Luiz Dalben.

A Prefeitura também promoverá atividades abertas a toda a população ao longo deste mês, nas unidades da rede municipal de Saúde e outros espaços públicos. A programação será divulgada em breve.

DIA MUNDIAL DA SAÚDE

O Dia Mundial da Saúde é comemorado em 7 de abril – data em que foi criada a OMS (Organização Mundial da Saúde), em 1948 – e tem o objetivo de conscientizar a população a respeito da qualidade de vida, alertando sobre riscos e ensinando medidas de prevenção. Todos os anos, a data é destinada a discutir um tema pré-determinado pela OMS. Em 2018, este tema é “Saúde para Todos”.