Pessoas apaixonadas pelo mundo do cinema podem aprender técnicas de como se tornar um artista ao se inscreverem na oficina gratuita “Laboratório de atuação para cinema”. O projeto é uma parceria da Prefeitura de Hortolândia com o Ponto MIS (Museu de Imagem e do Som). A inscrição pode ser feita até o dia 24 de abril, na Escola de Artes “Augusto Boal”, localizada na rua Casemiro de Abreu, s/n, Jardim Amanda. A atividade é destinada para pessoas com idade a partir dos 14 anos. São disponíveis 20 vagas.

De acordo com a Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, para efetuar a inscrição, o interessado deve reservar a vaga com o preenchimento do seu nome na lista disponibilizada na Escola de Artes. As aulas serão ministradas pela diretora, Vanise Carneiro, na Escola de Artes “Augusto Boal”.

[metaslider id=270]

Durante a oficina, os aprendizes descobrirão como atuar na frente da câmera introduzindo o trabalho do ator na linguagem audiovisual. Serão ensinados exercícios para tirar a tensão e trazer o ator para a realidade do momento, exercícios de respiração na busca de contato e percepção interior, estimulando a disponibilidade corporal, sensorial e emocional, exercício de contracenação e ampliação de escuta.

A oficina tem como objetivo trazer os conceitos de presença e organicidade da atuação da linguagem usada no palco, na busca de um caminho para a exposição do ator, com segurança, na intensidade adequada, de forma natural, não interpretada, além de despertar o interesse pelo mundo do cinema e descobrir novos talentos.

A proposta visa também educar o olhar para o entendimento da linguagem audiovisual e suas diferenças com o teatro, explorando a relação ator/personagem e as relações da atuação com outras áreas de atuação, como: fotografia, roteiro, som, direção de arte, entre outros.

Sobre Vanisse Carneiro

Formada em artes cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande Sul, Vanisse Carneiro, acumula no seu currículo as funções de atriz, diretora, educadora, preparadora de elenco para cinema e pesquisadora na área. A profissional participou de diversos espetáculos teatrais, curtas e longas-metragens. Por sua atuação em cinema e teatro recebeu diversos prêmios, entre eles, prêmio Açorianos e prêmio José Lewgoy de Melhor Atriz. Também foi premiada nos festivais de cinema de Gramado, Brasília, Ceará e São Luis do Maranhão.

Vanisse Carneiro é responsável por idealizar o projeto de pesquisa: Atuação para cinema – o trabalho do ator da preparação à filmagem, com bolsa de pesquisa do Fundo Municipal de Apoio á Arte de Porto Alegre. Nos últimos anos, vêm ministrando oficinas de atuação e desenvolvendo o trabalho de preparação de elenco, com atores e não atores, para cinema. Vive em São Paulo desde 2011.