A Prefeitura de Americana determinou a suspensão do sistema radial do transporte público municipal. A medida foi adotada nesta quarta-feira diante da série de problemas relatados nessas duas semanas de funcionamento.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

As duas primeiras semanas do novo serviço foram suficientes para identificar a significativa piora no transporte público da cidade e a insatisfação do usuário. Além das fiscalizações in loco, houve uma alta nas reclamações a respeito do transporte por meio do SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão).

Em reunião na prefeitura, representantes da VPT foram cobrados, ainda, que houvesse mais e novos veículos. A promessa da concessionária, feita em 10 de maio, é que 30 novos ônibus sejam entregues até o fim do ano; sendo 8 até agosto e 22 até dezembro.

A VPT é atual concessionária do transporte municipal e também atende às linhas do segundo lote, cujo contrato de concessão foi suspenso. A prefeitura, no momento, está impedida pela Justiça de realizar uma nova contratação emergencial em qualquer um dos lotes do transporte.