Desde esta terça-feira (17), os 10 macacos-prego que vivem no Parque Ecológico Isidoro Bordon, o Zoológico de Nova Odessa, podem ser vistos ‘de casa nova’. O recinto da espécie foi todo reformado e ganhou algumas melhorias, visando ao conforto, segurança e lazer dos animais, nove adultos e um filhote, que vive grudado na mãe.“O espaço ficou mais amplo e estruturado, acomodando melhor os animais”, ressalta a veterinária responsável, Paula Faciulli. Foi colocado piso novo, nivelado e de concreto, evitando a entrada de outros animais no recinto. Além disso, o local ganhou nova pintura e melhora no ‘comedouro’, agora com cobertura. “Com a nova ambientação, os macacos poderão diversificar as atividades de lazer”, acrescenta.

Em 2015, a Administração Municipal promoveu benfeitorias nos recintos dos jabutis, dos tigres d’água, das antas e dos lobos-guará. No ano seguinte, em 2016, foi melhorado o recinto dos cachorros-do-mato. Além do recinto dos macacos-prego, que teve as obras concluídas nesta segunda-feira (16), estão em fase de conclusão as novas instalações para tucanos que são abrigados no Zoo novaodessense.

Diretora de Meio Ambiente, Parques e Jardins, Fernanda Dagrela ressalta a necessidade dos investimentos no local. “A conservação da fauna silvestre é de grande importância, não apenas no município, mas para a sociedade toda”, destaca. “Além disso”, acrescenta a diretora, “manter os animais no Parque Ecológico é uma maneira de permitir que crianças continuem fazendo visitas e conhecendo a natureza”.

O Parque Ecológico Isidoro Bordon possui a certificação de Zoológico Municipal pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis), tendo hoje aproximadamente 130 animais, de 15 espécies diferentes, como jacaré, jabuti, tigre d’água-brasileiro, gato-do-mato, anta, tamanduá-bandeira, macaco-prego, lobo-guará, cachorro-do-mato, sagui, veado e arara.

Nos casos de denúncias de maus tratos a animais silvestres, o local abriga provisoriamente espécies da fauna local, em trabalho conjunto da Polícia Militar Ambiental, Setor de Zoonoses e Defesa Civil. O Parque Ecológico fica aberto à visitação pública de terça-feira a domingo, das 7h às 17h, localizado na Rua João Bolzan, 475, no bairro Mathilde Berzin. O telefone para contato é o (19) 3466-0917.