A Secretaria de Saúde de Nova Odessa realiza neste sábado, 17, o Dia D vacinação contra a febre amarela. “Realizaremos esta ação no sábado para facilitar o acesso à vacina às pessoas que trabalham e não conseguem ir ao posto de saúde durante a semana”, afirmou o secretário interino de Saúde, André Faganello. Ele ressaltou que o Município conta com doses em número suficiente para imunizar toda população e que não é preciso correria. “No Dia D aplicaremos, exclusivamente, as vacinas contra a febre amarela”, ressaltou.

Responsável pela Vigilância Epidemiológica de Nova Odessa, Paula Mestriner, destacou que quem não puder ir a um posto de saúde no sábado, poderá se imunizar durante a semana em uma das UBSs da cidade. “Estamos com um cronograma especial, com vacinação um dia da semana em cada UBS, oferecendo assim a imunização em diferentes regiões da cidade”, disse. “A vacina contra a febre amarela fará parte da rotina nos postinhos”, continuou.

Ela reforçou que não foram registrados casos da doença em humanos ou macacos na cidade e que a oferta de vacina está sendo ampliada porque Nova Odessa está próxima de municípios onde foram registrados casos. “É preciso esclarecer que não há motivo para pânico na nossa cidade”, explicou.

Tanto no Dia D quanto nos postos de saúde durante a semana, é preciso apresentar o comprovante de endereço de Nova Odessa. “Temos doses suficientes para imunizar a população de nossa cidade, por isso a exigência do comprovante”, afirmou Paula. Além do comprovante, quem for tomar a vacina deve apresentar o cartão do ambulatório, caderneta de vacinação e uma cópia de um documento com foto (RG ou Carteira de Habilitação).

Podem ser vacinadas crianças a partir dos 9 meses de idade. Grávidas não devem tomar a vacina. Mães que estão amamentando só devem tomar se o bebê já estiver com mais de seis meses de idade. Já a imunização em idosos com mais de 60 anos deve ser feita mediante orientação médica.

SERVIÇO:
Dia D Vacinação contra a Febre Amarela
Quando: Sábado, dia 17 de março.
Horário: Das 8h às 17h
Local: UBS1 (Centro), UBS 2 (São Jorge) e UBS 5 (Jardim Alvorada)

VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AMARELA
Quando: Durante a semana
Horários e locais: Segunda-feira na UBS 2 (São Jorge), terça-feira na UBS 5 (Jardim Alvorada), quarta-feira na UBS 1 (Centro), quinta-feira na UBS 3 (São Manoel) e sexta-feira na UBS 4 (Jardim São Francisco).