Gerir um negócio é um desafio diário que demanda tempo, conhecimento e habilidade. Para ajudar os empreendedores nessa tarefa múltipla, o Sebrae disponibiliza planilhas que facilitam o controle do negócio em áreas como mercado e vendas, planejamento, pessoas e finanças.

Organização é essencial para o empreendedor realizar bem a sua gestão (Foto: Reprodução/Pexel)

Essas ferramentas ajudam na organização de informações, delegação de tarefas, realização de treinamentos, análise financeira, cálculo de retorno de investimento, controle de estoque e de contas a pagar e a receber, dando mais eficiência e agilidade ao empreender que quer encontrar a melhor resposta para solucionar problemas referentes a gestão.

“Tudo pode ser controlado por meio de planilhas, desde o gerenciamento de pessoas ao controle de fluxo de caixa. Uma alternativa que facilita o planejamento estratégico do negócio e diminui a exposição a riscos”, explica a analista do Sebrae Minas Andreza Capelo.

Finanças: planilhas básicas sobre como fazer fluxo de caixa , apuração de resultados, pagamento de fornecedores e tributos, controle de estoque, calcular preço de venda e capital de giro, além de utilização de crédito.

Pessoas: arquivos que ajudam na gestão de equipe por meio de matrizes e competências, organizar documentos, identificar responsabilidades dos funcionários, delegar tarefas e gestão trabalhista.

Planejamento: planilhas que colaboram para a elaboração de um planejamento estratégico, definir metas, monitorar resultados e identificar e aprender com os erros cometidos.