A Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta segunda-feira (26) uma palestra sobre febre amarela, voltada para os servidores da pasta. O evento contou com a presença de 48 funcionários da UVISA (Unidade de Vigilância em Saúde) e Atenção Básica. A capacitação foi organizada pelo NEPH (Núcleo de Educação Permanente e Humanização) e contou com a presença do médico veterinário e pesquisador da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), Adriano Pinter, que ministrou a palestra.De acordo com a coordenadora do NEPH, Eliana Vilas Boas, alguns coordenadores haviam solicitado o treinamento para as equipes, visando melhorar o conhecimento sobre a doença. “A capacitação teve como objetivo aprimorar as informações e esclarecer dúvidas da febre amarela porque esses profissionais lidam diretamente com a população”, explicou.

Segundo a coordenadora, durante a explanação, o pesquisador falou sobre a dispersão do vírus, a proposta de humanização na rede, a situação atual da transmissão da doença e o comportamento do vírus na região.

Vacina
Desde o dia 14 de março, todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) passaram a disponibilizar vacina contra a febre amarela para a população. Basta que a pessoa procure a unidade mais próxima da residência e apresente comprovante de endereço e carteira de vacinação.

De janeiro até o dia 23 de março, 9.748 pessoas haviam sido imunizadas em Americana, sendo que apenas no sábado (17), durante o Dia “D”, foram 6.316 pessoas que receberam a vacina.