Em email enviado aos funcionários da Tesla no começo de maio, o fundador e CEO da empresa, Elon Musk, esclareceu os motivos pelos quais a produção do Model 3 foi atrasada mais uma vez. Também apresentou os planos da empresa para produzir o carro em larga escala e as respectivas metas para atingir esse objetivo.

O BILIONÁRIO ELON MUSK NÃO É NADA FÃ DE REUNIÕES OU HIERARQUIAS “DE PODER” (FOTO: REPRODUÇÃO/FACEBOOK)

O email, porém, não teve um tom de lamento. Pelo contrário. Musk aproveitou para agradecer aos funcionários pelos objetivos que ele considera conquistados e disse que a empresa está progredindo. Na parte final, aproveitou para sugerir seis dicas de produtividade aos funcionários. Como você verá, Musk não é nada fã de reuniões ou “hierarquias de poder”.

1) Evite reuniões longa demais
Segundo Musk, reuniões que duram horas são a “praga” das grandes empresas e “quase sempre são uma perda de tempo”. A dica dele é desistir de realizar grandes reuniões, a menos que o gestor esteja certo de que aquilo irá gerar valor para quem estiver participando. E, se for mesmo necessário, ele recomenda realizar uma reunião rápida.

2) Evite reuniões em excesso
A menos que você precise lidar com um problema realmente urgente, Musk recomenda evitar participar de reuniões em demasia. Uma vez que a questão urgente for resolvida, diminuia a frequência dos encontros drasticamente.

3) Saia da reunião se entender que está perdendo tempo
No email aos funcionários, o bilionário foi objetivo: saia de uma reunião assim que perceber que o encontro não está gerando nenhum valor. Fazer isso não é nenhuma falta de educação, segundo Musk. “Não é rude sair, é rude fazer alguém ficar perdendo tempo”.

4) Não use siglas ou palavras ‘nonsense’
O modo como você se comunica também pode influenciar na sua produtividade, segundo o bilionário. “Não use siglas ou palavras nonsense para descrever objetos, softwares ou processos. De forma geral, qualquer coisa que exija uma explicação inibe a comunicação”, disse. E ainda emenda: “Nós não queremos ninguém que memorize um glossário apenas para realizar seu trabalho na Tesla”.

5) Comunique-se diretamente com quem precisa receber a mensagem
Musk diz que a comunicação das pessoas dentro de uma empresa deve “seguir sempre o caminho mais curto para que o trabalho seja realizado”, e não “a hierarquia de poder”. “Qualquer gestor que tenta impor a comunicação através da hierarquia, logo estará trabalhando em outro lugar”. Segundo o bilionário, grande parte dos problemas que uma empresa enfrenta devem-se “à comunicação falha entre as áreas”. Por esta razão, diz, é preciso deixar “livre o fluxo de informações” em todos os níveis e hierarquias. “Se para resolver algo em um departamento, um funcionário precisa falar individualmente com seu gestor, que precisará falar com seu diretor, que por sua vez falará com o VP, que falará com outro VP, que repassará a questão para o diretor, que falará com o gestor e que mandará alguém fazer o trabalho, coisas estúpidas irão acontecer. Precisa ser OK para um funcionário falar diretamente com quem precisa receber a mensagem pois, assim, as coisas certas irão acontecer”.

6) Siga o bom senso e não necessariamente as regras da empresa
Em geral, use o seu bom senso como guia. Se seguir a “regra da empresa” é algo completamente ridículo em determinada situação, então a regra deveria ser alterada.