O descarte correto de pneus em Santa Bárbara d´Oeste é uma realidade sustentável. Desde 2016 o Município disponibiliza ponto fixo de descarte com caçamba fechada para evitar acúmulo de água e proliferação de doenças, no Aterro Sanitário Municipal. Atualmente são 67 geradores cadastrados, sendo borracheiros, mecânicos, bicicletarias, entre outros, que utilizam o ponto de descarte.“Somos um dos poucos municípios a terem ponto fixo na qualidade que apresentamos. Iniciamos em 2013 um planejamento em atenção à Política Nacional de Resíduos Sólidos. Desde 2015 conquistamos um controle rigoroso do descarte de pneus e outros materiais contaminantes. Este foi um pedido do Prefeito Denis Andia, e hoje somos referência para diversas cidades”, disse o secretário de Meio Ambiente, Cleber Canteiro.

De acordo com levantamento realizado pela Secretaria de Meio Ambiente, de 2015 a 2017 foram coletados 767 toneladas de pneus. Com a destinação correta diversos possíveis problemas são evitados, como contaminação do ar, solo e lençol freático que geram graves problemas de saúde.

Os comerciantes interessados em utilizar o ponto fixo, devem se cadastrar na Secretaria do Meio Ambiente por meio do telefone (19) 3464.9010. A coleta é realizada por meio de carreta fixa no Aterro Municipal, localizado na Estrada dos Italianos, 1.800, no Santa Fé, de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas, e das 13 às 18 horas.