3ª Flipira acontece nos dias 19, 20 e 21 de outubro

Neste ano, os homenageados serão Lino Vitti, poeta da cidade e Castro Alves, poeta nacional.

A Festa Literária de Piracicaba chega à sua 3ª edição com mais de 20 atividades gratuitas em vários espaços culturais. A programação repleta de exposições, feira e lançamento de livros, saraus, palestras, programação infantil e infanto-juvenil, contação de histórias e muito mais, será realizada nos dias 19, 20 e 21 de outubro. A Flipira é coordenada pelo Centro Literário (Clip) e Grupo Oficina Literária de Piracicaba (Golp), com apoio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur), Academia de Letras, Recanto dos Livros e Instituto Histórico e Geográfico (IHGP).

A coordenadora do evento, Raquel Delvaje, explica que a Flipira foi criada com o objetivo de fomentar a literatura na cidade. “Essa ideia surgiu a partir da visita de grupos literários de Piracicaba à Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Ficamos encantados com o interesse da população e a programação que ressalta a arte literária”.

“ A festa é um importante veículo de disseminação da cultura, pois promove diversas atividades, envolvendo também, as escolas da cidade. Com a participação e colaboração dos grupos literários de Piracicaba, como o IHGP e Academia de Letras, vamos crescendo a cada ano, e um dia quem sabe, a gente chega lá, com a grandeza de uma festa igual a de Paraty”, comenta Ivana Negri, integrante da organização do evento.

A abertura oficial acontece na sexta-feira, 19, às 19h, na Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda, com a exposição Um Recorte sobre a Obra de Thales Castanho de Andrade e seu livro Saudade, o lançamento do livro A Baratinha Assanhada e o Gafanhoto Arteiro e palestra com o professor e historiador, Armando Alexandre dos Santos.

No sábado, a partir das 9h, a população poderá conhecer a exposição Piracicaba em Letras & Imagens, no Casarão do Turismo; participar do momento Castro Alves, protagonizado pelos escritores Esio Pezzato, Irineu Volpato e João Batista Athayde. Às 17h, haverá o Sarau Literário Piracicabano, em homenagem à Ana Marly de Oliveria Jacobino, com o grupo Encontro Cultural.

No domingo, 21, a programação tem início às 10h, no entorno do Casarão do Turismo, com o projeto Flipirinha – espaço lúdico para crianças; sarau com o cantor Kilder Jarier, homenagem ao príncipe dos poetas, Lino Vitti, com poemas declamados por membros do Clip e Golp. A partir das 12h, terá programação infanto-juvenil, com lendas amazônicas; lançamento dos livros infantis Nhô Lica o Colecionador de Pedras e A Lenda da Inhala Seca; a chegada do personagem Chaves; apresentações e declamações de alunos das escolas municipais Dr. Prudente, Profa. Dionetti Callegaro Miori, prof. Antonio de Mlelo Cotrim, Dom Aniger Francisco de Maria Melillo, Prof. Manassés Ephrain Pereira e Instituto Baroneza de Rezende. Das 16h às 17h, o público poderá participar da gravação do programa Balaio Trançado de Histórias, da Rádio Educativa FM, com a escritora Carmelina de Toledo Piza.

Ação Social

Durante o domingo da Festa Literária, serão vendidos livros novos e usados, no valor de R$5 a R$ 10. Toda a renda será destinada ao Lar dos Velhinhos de Piracicaba.

Fonte
SemacTur
Mostre mais

Ronaldo dos Reis

Jornalista MTB 22991, assessor de imprensa na Acisb (Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara d´Oeste), radialista apresentador do Programa Ronaldo dos Reis & Você, na Rádio Luzes da Ribalta AM 1360, apresentador do Programa de TV Ronaldo dos Reis & Você no Portal www.sb24horas.com.br, Pastor e tecnólogo em Tecnologia e Marketing.

Artigos relacionados

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios