CidadesDestaqueNotícias

Mais de 100 mil pessoas devem visitar cemitérios de Campinas no Dia de Finados

Os três cemitérios municipais funcionarão em horário especial, das 6h às 19h.

A Setec (Serviços Técnicos Gerais) estima que cerca de 100 mil pessoas visitem os cemitérios públicos da Saudade, Nossa Senhora da Conceição (Amarais) e de Sousas, somente nesta sexta-feira, 2 de novembro, Dia de Finados.

Segundo o presidente da Setec (Serviços Técnicos Gerais), Arnaldo Salvetti Palácio Júnior, desde o último domingo, 28 de outubro, até o próximo, 4 de novembro, a estimativa é que o público chegue a 150 mil pessoas. Para isso, foi realizado um mutirão de limpeza e manutenção nos cemitérios e haverá uma estrutura especial para atender os visitantes, com transporte interno para idosos e pessoas com deficiência.

Haverá esquema especial com GM, PM, Samu e Emdec

“Além da Setec, diversas estruturas públicas como a Guarda Municipal, a Polícia Militar, o Samu e a Emdec atuarão em conjunto para garantir que tudo ocorra da melhor forma possível com muita tranquilidade”, afirmou Salvetti. Ele informa, ainda, que foi feita uma parceria com a Sanasa para disponibilizar água potável para os visitantes.

Fiscais da Setec atuarão no entorno dos cemitérios para coibir panfletagem e venda de flores e velas por comerciantes ambulantes não credenciados. Isso porque somente poderão comercializar produtos permissionários cadastrados na autarquia e que já atuam nas bancas nas imediações. A Guarda Municipal reforçará o patrulhamento no entorno dos cemitérios públicos durante o horário de visitação e o Samu vai dar apoio ao esquema especial.

Missas

Na sexta-feira, dia 2 de novembro, serão celebradas missas nas capelas do Cemitério da Saudade e Nossa Senhora da Conceição, às 7h, 8h30, 10h30, 14h e 16h. No Cemitério de Sousas, a missa será realizada apenas às 9h.

Trânsito

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) realiza operação especial de trânsito e transporte no feriado prolongado de Finados, entre os dias 2 e 4 de novembro. O objetivo é facilitar o acesso da população aos cemitérios da cidade, além de garantir a fluidez e segurança viária.

A operação começa no feriado de sexta-feira, 2 de novembro; e se estende até o domingo, 4 de novembro, no período das 7h às 19h. As ações abrangem os cemitérios Nossa Senhora da Conceição (Amarais), Parque das Aléias / Parque Flamboyant, Parque das Flores, Saudade e Sousas.

Agentes da Mobilidade Urbana realizam reserva de vagas, inclusive para idosos e pessoas com necessidades especiais, bloqueios e monitoramento do trânsito e transporte no entorno dos cemitérios.

No Cemitério Parque das Flores, a Emdec programou bloqueio seletivo no cruzamento das vias Romeu Marinelli e Estrada do Campo Redondo, sendo permitida apenas a passagem de ônibus do transporte público.

Também haverá bloqueio parcial no trecho da Rua Romeu Marinelli, no sentido do cemitério, a partir do cruzamento com a Rua Um. Os motoristas poderão desviar pelas vias Um, Profª. Carolina de Oliveira e Estrada do Campo Redondo.

Os agentes da Mobilidade Urbana também irão monitorar a região do Terminal Rodoviário “Ramos de Azevedo”, onde o fluxo de pedestres e veículos se torna mais intenso em razão do feriado de Finados.

Transporte

Para suprir eventuais necessidades de demanda e garantir o acesso aos cemitérios, a Emdec também reforçou a operação do transporte coletivo, no feriado, 2 de novembro. Haverá um veículo reserva para atender à linha 123 (Terminal Campo Grande / Terminal Ouro Verde), no período das 8h às 16h.

As linhas 316 (Parque Cidade) e 359 (Jardim Esmeraldina / Estação Cidade Judiciária) irão circular com número de veículos geralmente utilizado aos sábados e com intervalos menores. As duas linhas atendem, respectivamente, os cemitérios “Amarais” e Saudade.

O mesmo acontece com a linha 397 (Gramado), que atende os cemitérios Parque Flamboyant e Parque das Aléias. Ela irá operar com frota complementar de quatro veículos e intervalos de 18 minutos, até as 18h06. Após esse horário, a linha volta a operar com dois veículos e intervalos de 30 minutos, como é praxe nos feriados.

Além dessas, a população poderá utilizar as demais linhas do transporte público para as visitas aos cemitérios. Os horários e itinerários de ônibus podem ser consultados no site da Emdec, no endereço eletrônico www.emdec.com.br. As dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 118, o “Fale Conosco Emdec”.

Fonte
A de I/Campinas.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios