CidadesDestaqueNotícias

Novas regras da Área Azul de Americana entram em vigor a partir de hoje

O serviço será prestado pela empresa Estapar.

Após um período de orientações junto à população sobre o estacionamento rotativo em Americana, entrará em vigor a partir desta sexta-feira, 1º de fevereiro, as novas regras de funcionamento da Área Azul digital.

Para o secretário adjunto da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos e autoridade municipal de trânsito, Eraldo Camargo, o período de orientação foi importante para que a população pudesse tomar conhecimento de como irá funcionar o novo sistema. “Houve toda uma preocupação voltada para o atendimento aos usuários. O novo sistema irá proporcionar a rotatividade, permitindo o uso das vagas para todos.”

Segundo informações da empresa, a fiscalização do sistema rotativo será realizada por dez agentes, que irão circular pelos setores, com o objetivo de orientar os usuários sobre o início da fiscalização, através da colocação de um aviso no veículo. Por mais uma semana, outras cinco agentes estarão em terminais estratégicos e de maior movimento, assim como ocorreu até o final de janeiro, para explicar o funcionamento do sistema, segundo a concessionária do serviço.

Dois veículos de videomonitoramento também serão responsáveis pelo controle. As informações coletadas serão transmitidas via online ao órgão gestor de trânsito, que será o responsável por aplicar eventuais penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro.

A Área Azul Digital de Americana conta com 2.020 vagas, sendo 382 para motos, 108 para idosos (gratuidade por 2 horas), 44 para deficientes (gratuidade por 2 horas), 36 para parada rápida (Zona Branca), 24 para carga e descarga e 11 de embarque e desembarque. Para facilitar o dia a dia dos motoristas, a Estapar instalou 44 terminais de autoatendimento e placas de sinalização.

As 2.020 vagas serão distribuídas pela cidade em 139 setores. Destes, 129 terão permanência máxima de duas horas. Em outros dez, definidos por causa da proximidade de hospitais, por exemplo, o tempo máximo de parada será de quatro horas. As vagas foram agrupadas em setores e placas de trânsito indicarão aos motoristas a numeração.

O tempo máximo de estacionamento é referente a cada setor, portanto, após o tempo máximo de permanência, caso precise permanecer estacionado, o motorista pode se dirigir a outro setor e realizar novo pagamento pelo uso da outra vaga. Com esse modelo, efetivamente, fica garantida a rotatividade.

“O estacionamento rotativo irá colaborar com a mobilidade urbana no centro da cidade, melhorar o fluxo de veículos e permitir que motoristas encontrem vagas rapidamente. A facilidade para estacionar os carros também será percebida pelo comércio, que será impactado positivamente com a organização da Área Azul”, explica o diretor da Estapar, Adélcio Antonini.

FORMAS DE PAGAMENTO E VALORES

O pagamento pelo uso da Área Azul poderá ser realizado de três maneiras: pelo aplicativo Vaga Inteligente da Estapar, disponível gratuitamente para download nas plataformas IOS e Android; nos terminais de autoatendimento com moedas ou cartão de crédito e débito; ou por meio de cartão recarregável, que pode ser adquirido com os agentes da concessionaria ou na Central de Atendimento ao Usuário (Rua Rui Barbosa, 509 – Centro).

Os valores cobrados variam conforme o tipo de veículo. Para motos, a tarifa é de R$1/hora; já para carros, o valor é de R$2,50/hora.

“A partir de agora, a população tem acesso a um serviço moderno e seguro, que disponibiliza diversas formas de pagamento. O aplicativo Vaga Inteligente, por exemplo, pode ser utilizado tanto em Americana quanto em São Paulo, Santa Bárbara D´Oeste, Limeira, Piracicaba e Rio Claro”, explica o diretor da Estapar.

Fonte
A de I/Americana.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios