CidadesDestaqueNotícias

Biometria passa a ser obrigatória em Iracemápolis

O procedimento é simples: basta procurar o posto municipal do Cartório Eleitoral e registrar a assinatura e a impressão digital.

Para votar nas próximas eleições, o eleitor precisará ter feito obrigatoriamente o cadastro biométrico. Quem não fizer, além de não votar, terá o título cancelado.

Por isso, é importante ficar atento. O procedimento é simples: basta procurar o posto municipal do Cartório Eleitoral e registrar a assinatura e a impressão digital. Em Iracemápolis, isso é feito na Rua Dom Pedro ll, nº 130, no Centro.

Bene: “Sistema é um dos mais seguros para identificar uma pessoa”

Representando o posto do Cartório, a funcionária Maria Benedita Neves (Bene) concedeu uma entrevista para falar sobre o assunto. Confira.

O que é biometria?

A biometria é um dos métodos mais seguros para identificar uma pessoa. Ela está cada vez mais presente em aeroportos, agências bancárias e agora se tornou obrigatória nas urnas eletrônicas. Para votar, a pessoa vai precisar ter o cadastro no sistema eletrônico que faz a identificação por meio da impressão digital.

Como é feito o cadastro?

O cadastro é feito com a coleta das digitais e da assinatura. Para fazer, o eleitor deve comparecer ao posto do Cartório Eleitoral munido de documento de identidade com foto e comprovante de residência. Para os homens, se for o primeiro título, é preciso levar o comprovante de quitação do serviço militar.

Por que o cadastro é importante?

A principal vantagem é a segurança. Com a biometria, não tem como um eleitor votar no lugar do outro, por exemplo. Isso torna o sistema de votação ainda mais seguro.

E se a pessoa não fizer?

O título é cancelado, ficando o eleitor impedido de votar. Além disso, a perda do título pode trazer outros problemas, como o impedimento de tirar passaporte, prestar concurso público e, a depender do caso, a pessoa pode até perder o CPF.

O atendimento é rápido?

Sim, são 15 minutos em média para ficar pronto.

Onde fazer o cadastro?

O posto municipal fica na Rua Dom Pedro ll, 130, no Centro. O atendimento é feito das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Fonte
A de I/Iracemápolis

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cresta WhatsApp Chat
Send via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios