CidadesDestaqueNotícias

Nova ETE Toledos II é inaugurada em Santa Bárbara d´Oeste

Prefeito Denis Andia entrega a maior obra em saneamento da história

O prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Denis Andia, e o vice-prefeito e diretor-superintendente do DAE (Departamento de Água e Esgoto), Rafael Piovezan, entregaram nesta quinta-feira (28) a Nova Estação de Tratamento de Esgoto Toledos II – com a presença de autoridades, representantes da Caixa Econômica Federal, entidades e sociedade civil. Com a obra, a cidade caminha rumo aos 100% de esgoto tratado.

A Nova ETE Toledos II, fica localizada na área rural do Município, na antiga Fazenda Jamaica, proporciona um significativo avanço no tratamento de esgoto em Santa Bárbara d’Oeste e passará a ser a maior unidade do segmento em atividade no município. A construção da nova estação é fruto de investimento de R$ 36,9 milhões entre recursos próprios e do Governo Federal. Em fase de testes, a Nova ETE Toledos II entrará em operação já nos próximos dias.

Segundo o prefeito Denis Andia, Santa Bárbara d’Oeste será uma das poucas cidades do País a alcançar a meta de 100% de esgoto de tratado, com capacidade de tratamento de esgoto para um horizonte de crescimento de um século (previsão de 360 mil habitantes). “Essa é a maior obra de saneamento de toda a história de Santa Bárbara d’Oeste e a entregamos nos 200 anos da cidade. Estamos a todo vapor na construção da ETE Barrocão e com a entrega hoje, vamos passar de fato para uma marca de capacidade de 100 anos de crescimento”, explicou o prefeito. “O agradecimento para todos vocês, eu quero simbolizar na figura do Rafael [vice-prefeito e diretor-superintendente do DAE], que tirou essa obra do papel e sempre foi uma pessoa competente, responsável e dedicada em tudo que faz”, enfatizou Denis.

Projetada e construída pelo DAE, a Nova ETE Toledos II tem área de construção de mais de 9 mil metros quadrados e se junta a um amplo sistema, que inclui a ETE Toledos I (em funcionamento), ETE Balsa (em funcionamento e em processo de ampliação) e ETE Barrocão (obras a todo vapor). “Esta é uma das maiores obras de infraestrutura e saneamento da região, moderna, automatizada. O governo do prefeito Denis Andia é um governo de coragem e seriedade que fez e vai fazer o que precisa ser feito para ser a melhor cidade do Brasil. Santa Bárbara vai ser mais que referência, vai ser o case de sucesso do país”, disse o vice-prefeito e diretor-superintendente do DAE, Rafael Piovezan.

“Para nós é um momento ímpar estarmos aqui em uma obra que agrega saúde e qualidade de vida à sociedade, em uma cidade que tem mostrado grande potencial de desenvolvimento e assertividade da Administração Municipal”, disse o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Ubiratan Lima Oliveira. “Estamos comemorando o futuro de nossa cidade. Agradeço a forma que todos os funcionários se dedicaram à obra e se entregam à cidade. Para que os filhos de nossos filhos tenham uma boa cidade”, disse o presidente da Câmara Municipal, vereador Felipe Sanches.

ETE Toledos II

Em sua concepção, a estação atuará com sistema biológico, denominado de lodo ativado – tipo aeração prolongada, o qual opera na eliminação da matéria orgânica do esgoto por meio da colônia de bactérias aeróbias, ativadas através do processo de recirculação de parte do lodo que se forma nas etapas de aeração e decantação. Parte excedente desse lodo segue para a desidratação na própria estação, tendo com o destino final o descarte em aterro sanitário. Para que o esgoto bruto chegue à Nova ETE Toledos II, um interceptor foi instalado em um percurso de 8 km de extensão – obra realizada em 2016.

Antes de retornar à natureza, no Ribeirão dos Toledos, o esgoto já tratado recebe a desinfecção, sendo descartado com uma eficiência superior a 80% de remoção de carga orgânica, conforme determina a legislação vigente. O laboratório da ETE Toledos II é responsável pelas análises físico-químicas e microbiológicas, e conta com uma estrutura moderna para tais procedimentos.

A Nova ETE Toledos II se torna pioneira no município a utilizar água de reúso, proveniente do esgoto tratado. Essa água recebe a desinfecção em uma estação interna de tratamento e terá utilização em vários pontos da estação.

Fonte
A de I/SBO.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cresta WhatsApp Chat
Send via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios