CidadesDestaqueNotícias

Combatendo as perdas hidricas

DAE de Santa Bárbara d´Oeste implanta novo método para detectar vazamentos e combater perdas hídricas

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste está utilizando um novo método para detectar vazamentos e combater as perdas hídricas. O trabalho é realizado por método acústico, com a possibilidade de localizar um vazamento de forma não destrutiva, sem a necessidade de escavar o local para a confirmação da ruptura na tubulação de água.

Os profissionais do DAE receberam capacitação nos últimos dias sobre o novo método. A medida propõe que é possível a identificação do local exato da ocorrência, para somente depois poder abrir o local e efetuar o reparo.

O operador de geofone utiliza o instrumento para escutar ruídos que ocorrem no subsolo, captando vibrações geradas pela água que vaza na tubulação rompida apontando, assim, a origem dos vazamentos em redes subterrâneas, pois quando o líquido pressurizado escapa por uma fresta geram vibrações e ruídos bem típicos, facilitando sua localização.

Desde 2013, o DAE vem investindo fortemente em ações que contribuem com a redução de perdas hídricas como a execução de troca de redes do Centro, troca de redes da Vila Dainese, substituição de adutoras antigas, instalação de válvulas controladoras de pressão e execução da ampliação do sistema de abastecimento da ETA IV, com instalações de novas adutoras, troca de redes e setorizações na região da Zona Leste, sendo que a contratação de operador de geofone é a mais recente ação com essa finalidade.

Fonte
A de I/SBO.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cresta WhatsApp Chat
Send via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios