CidadesDestaqueNotícias

Dia do Livro Infantil: S.Bárbara investe na formação de leitores

É época de celebrar o livro infantil. Neste mês comemoramos o Dia Internacional e o Dia Nacional do Livro Infantil (2 e 18 de abril, respectivamente).

E há muitos motivos para isso. Mesmo com toda a tecnologia e a conectividade na palma da mão, o livro continua sendo um instrumento que encanta. Podemos tatear a história, vivenciar as ilustrações do livro e dar asas à imaginação. É o cheiro do livro novo que motiva a novidade. É o encantamento da nova história que inspira mais leituras. Acreditando no poder do livro e da leitura como ferramentas de aprendizagem e desenvolvimento, a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste investe em projetos para formar novos leitores, protagonistas da própria história.

O “Encantalendo” é um dos projetos que envolve professores, funcionários, alunos, famílias e propaga o hábito próspero de ler. Instituído nas escolas municipais como projeto permanente, o Encantalendo é realizado por meio de sessões simultâneas de leitura em que os alunos escolhem as histórias que querem ouvir e interagem com o enredo e os participantes. Os professores são os leitores-modelo e oferecem literaturas diversas no mesmo horário, em diferentes espaços no ambiente escolar. Os alunos escolhem a leitura preferida divulgada nos murais da escola e efetuam sua inscrição. O envolvimento é tanto que as unidades escolares sempre estão inovando. Na Emefei”Profª Maria Regina Barbosa Carpim”, no Jardim Europa, os educadores desenvolveram um novo painel, que faz a diferença na hora das votações, deixando o processo mais funcional e personalizado.

Neste ano a Administração Municipal investiu mais de R$ 375 mil em 12 mil novos livros para estimular a leitura e complementar projetos e atividades pedagógicas na Rede de Ensino de Santa Bárbara d’Oeste. A novidade foi recebida com alegria por educadores e estudantes que logo incorporaram o conhecimento das novas histórias, de maneira leve e simples.

“A formação de novos leitores é levada a sério na Rede Municipal de Ensino. O prefeito Denis Andia sempre diz que as crianças são nosso futuro e que todas as ações nas nossas escolas devem ser sementes prósperas. O hábito da leitura é uma realidade. E isso começa desde o berçário – conhecendo o livro, as figuras, ouvindo histórias, e vai até a Educação para Jovens Adultos. Nossos alunos leitores com certeza serão cidadãos que transformarão para melhor a sociedade em que vivem, escrevendo a história”, disse a secretária de Educação, Tânia Mara da Silva.

Além dos projetos de leitura e espaços nas unidades escolares, como o Sarau de Poesia, Amigos Leitores, Sarau Literário, Sacola Afro, Teatro de Leitores e o Recitar, os estudantes e toda a população contam com a nova Biblioteca Municipal “Profª Maria Aparecida de Almeida Nogueira”, inaugurada este ano no Complexo do Novo Terminal Urbano. O projeto arquitetônico impressiona, pela sustentabilidade e modernidade. Com mais de 500 metros quadrados, ele abriga um acervo de quase 60 mil livros, Wi-Fi gratuito aos frequentadores, sistema de biometria para usuários e visitantes, novos espaços para leitura, estudo, convivência, contação de histórias e estímulo ao hábito de ler. Ao lado está o bonde, restaurado pela Prefeitura, que também abriga projetos de leitura.

Fonte
A de I/SBO.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cresta WhatsApp Chat
Send via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
RSS
Follow by Email
Facebook
Facebook
YouTube
YouTube
LinkedIn
Instagram
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios