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13 dados do mundo digital que você deveria saber antes de planejar suas ações de marketing

Quem me conhece sabe que eu sou louco por dados, informações, estudos e reports. Não posso ver um estudo de comportamento ou um report sobre algo novo que já começo a me coçar e só sossego depois que leio.

É sério, eu sou um tanto estranho. Existem pessoas que gostam de ler livros na condução para o trabalho, mas eu sou o maluco que está lá no cantão do metrô totalmente entretido e lendo no celular algum estudo cheio de gráficos e análises. Vai entender, né? Cada um com as suas maluquices.

Acho que essa paixão por dados é nutrida por uma outra paixão: estratégia. Calma aí, como assim, estratégia?

Como diria o Daniel de Tomazo e o Felipe Senise, no curso Hard Strategy Day: “estratégia é o ato de fazer escolhas conscientes”. E nada melhor do que dados para nos ajudarem analisar o cenário e as opções de caminhos que podemos tomar. Posso afirmar que não existe pensamento estratégico sem uso de dados.

Quando vi o estudo Brazil Digital Report lançado, essa semana, pela McKinsey em parceria com o Brazil at Silicon Valley, fiquei inquieto até terminar de ler tudo. Posso afirmar que o report com as suas 191 páginas é o mais completo sobre o impacto do digital no Brasil.

Como eu sei que você é uma pessoa normal e não o “maluco dos dados” como eu, resolvi compartilhar um resumo de tudo que eu li e achei interessante. Nesse caso, eu preferi dar um foco maior no pilar “Perspectiva Digital” para ajudar os profissionais de marketing e comunicação que precisam de dados relevantes para seus planos estratégicos e tomadas de decisão.

Eu organizei minhas notas em duas frentes: Dados Relevantes do Digital e Curiosidades das plataformas no Brasil.

=== DADOS RELEVANTES DO DIGITAL ===

#1: 67% dos brasileiros têm acesso à internet, mais que a média global de 53% de penetração.

#2: Entre as pessoas conectadas, 71% possuem smartphones, mesma faixa da média global. Sistema Android é responsável por 84% dos smartphones.

#3: O típico usuário de internet no Brasil tem menos de 45 anos, das classes A, B e C, e se conecta via mobile. Classe C corresponde a 50% dos brasileiros conectados.

#4: Principais devices de acesso a internet: 90% mobile, 38% Laptop, 37% Desktop, 17% Tablet, 12% TV e 7% Vídeo Game.

#5: Brasileiros passam mais de 9 horas por dia conectados, uma das taxas mais altas do mundo. A maior parte do tempo conectado é em PC/Tablets (5h/dia) e Mobile (3,9h/dia).

#6: Os 10 sites mais acessados do Brasil:

#7: Categoria de aplicativos mais usados pelos brasileiros (exemplos de apps entre parênteses):

83% Chat (Whatsapp, Telegram, Messenger)
56% Redes Sociais (Facebook, Instagram, Twitter)
54% Notícias (G1, Folha, UOL )
54% Sites de busca (Google, Bing)
44% Música (Spotify, Deezer)
41% E-mails (Outlook, Gmail)
32 % Vídeos (Netflix, YouTube, Vimeo)
26% app de produtividade (Asana, Slack)/ Chamada de vídeo ou voz
21% games (Candy Crush, Clash Royale)
20% Assistente Virtual (Siri, Cortana)
13% GPS (Waze, Google Maps)
6% E-learning (Descola, Wise up)
4% E-commerce (Mercado Livre, OLX)

#8: O brasileiro passa, em média, 14h por dia consumindo conteúdo. A internet é a plataforma em que as pessoas passam mais tempo consumindo conteúdo:

Internet (34%)
TV (26%)
Rádio (22%)
Mídia impressa (18%)

#9: Quando o assunto é verba publicitária, nos últimos 5 anos (2013-2018) há um crescimento de R$ 5 bilhões de investimento e uma redução drástica da TV no share de verba de comunicação. Internet mais que dobra sua fatia de participação nas verbas de propaganda.#10: Plataformas de Search, Display e Mídias Sociais detêm a concentração dos investimentos no meio digital.

#11: E-commerce apresenta crescimento acelerado nos últimos anos e o ticket médio de compras (R$ 429) online é relativamente alto para o padrão das famílias brasileiras.

#12: Categorias de produtos que são mais comprados:

#13: No último ano, apenas 32% das vendas online foram realizadas via mobile.

=== CURIOSIDADES DAS PLATAFORMAS NO BRASIL ===

Destaco abaixo uma série de informações interessantes para entendermos o tamanho e importância dos brasileiros em plataformas digitais globais.

STREAMING DE VÍDEO

= Netflix

+7,5 milhões de usuários – mais que assinantes da NET
O Brasil é o país de língua não inglesa com maior uso de Netflix do mundo
Receita da Netflix é maior que a do SBT.

= YouTube

Mais de 69 milhões de espectadores por mês (2º no mundo)
Muitos canais brasileiros lideram o ranking global de inscritos:
4º Kondzilla – 46 milhões
14º Whinderson Nunes – 34 milhões
24º Felipe Neto – 30 milhões

MOBILIDADE

= Uber

+ 20 milhões de usuários
+ 500K motoristas
+100 cidades no Brasil
+1 bilhão de viagens

= 99

+ 18 milhões de usuários
+ 600k motoristas/taxistas
+ 1K cidades no Brasil

= Waze

+ 3,8 milhões de usuários em São Paulo (líder global)
O Rio de Janeiro é a primeira cidade do mundo a participar do programa Connected Citizens, plataforma de troca de informações com o objetivo de ajudar cidades a resolverem problemas de mobilidade.

APLICAÇÕES DO GRUPO FACEBOOK

= Facebook

+ 130 milhões de usuários
Terceira maior base de usuários do mundo
O Brasil é um país piloto para novos produtos (por exemplo, Stories para eventos, criador do Facebook Gaming)

= Instagram

+ 50 milhões de usuários
Segunda maior base de usuários do mundo

= Whatsapp

+ 120 milhões de usuários
Aplicativo de comunicação mais utilizado no Brasil
91% de penetração entre usuários da internet

OUTRAS REDES SOCIAIS

= Twitter

+ 30 milhões de usuários
Sexta maior base de usuários do mundo

= LinkedIn

+ 29 milhões de usuários
Terceira maior base de usuários do mundo

= Pinterest

+ 19 milhões de usuários
Segunda maior base de usuários do mundo
País com o maior crescimento

DELIVERY

= iFood

+ 390K entregas diárias
+ 50 mil restaurantes
+ Distribuidores de 120K
+480 cidades no Brasil
Crescimento de 109% nas entregas em 2018
Investimento em 2018: US $ 500 milhões

= Rappi

+ 800 mil usuários
+15 cidades
Investimento em 2018: US $ 220 milhões

= Uber Eats
+ 1.7K restaurantes
+ 30 cidades
+ 200% de crescimento anual desde o lançamento (2017)
Parcerias estratégicas: McDonald’s, Subway, Ipiranga, etc.
Investimento em 2018: US $ 480 milhões (global)

STREAMING DE ÁUDIO

= Spotify

+ 13 milhões de assinantes
5º “Estação de Rádio” em São Paulo (tamanho de audiência)
Maior serviço de streaming de áudio no Brasil
= Deezer

+ 3 milhões de assinantes
Parceria com a TIM, criando a plataforma de co-brand: TimMusic

GAMES

= TFG

+ 1 bilhão de downloads
19º no ranking da App Store
= Mercado brasileiro de Games:

+ 60 milhões de jogadores (3º no mundo)
375 estúdios de jogos
+1.700 jogos produzidos em 2018
+ US $ 1,3 bilhão de receita anual

ECOSSISTEMA DE APLICATIVOS

+ 6 bilhões de downloads de aplicativos por ano no Brasil
País é o 4º no mundo em downloads de aplicativos
Média de 83 aplicativos instalados e uso de 12 apps por dia
Somos o 4º maior produtor de aplicativos do mundo

= Play Kids

+ 180 países
5 milhões de inscritos
3 reconhecimentos internacionais
= Sniper 3D

10 milhões de downloads
O jogo de tiro mais baixado da Apple Store em 2016

= Colorfy

90 milhões de usuários
Em 2015, Colorfy foi o segundo aplicativo gratuito mais baixado na App Store

= Beleza na Web

Vencedor do Prêimo Duke’s Choice Award da América Latina em 2016
Prêmio de Ponto de Venda Digital do Ano na 25º Cosmetic Current Award
= Galinha Pintadinha

20 milhões de downloads
15.300 visitas por dia no site
Traduzido em 4 idiomas

Fonte
Digital Brazil Report 2019

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