CidadesDestaqueNotícias

Fique de olho: mosquito da Dengue pode estar mais perto do que você imagina

Principal forma de combate à doença é eliminação de criadouros

Você já teve Dengue ou conhece alguém que ficou doente? Provavelmente sim. Isso mostra que o mosquito Aedes aegypt, transmissor desta e de outras doenças graves está presente em todos os lugares, bem perto da sua família. Na sua casa mesmo é possível que tenha algum lugarzinho acumulando água e você nem percebeu. É ali que mora o perigo. A equipe da UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), órgão da Prefeitura de Hortolândia vinculado à Secretaria de Saúde, destaca que durante as ações de vistoria casa a casa realizadas periódicamente, já foram encontrados criadouros do mosquito até no compartimento de degelo dos refrigeradores. “É preciso observar bem todas as partes da casa, mesmo os locais mais escondidos. A medida mais eficaz para evitar a Dengue é eliminando os criadouros. E para isso, precisamos contar com a colaboração de todos”, alerta do gerente da UVZ, Ibraim Almeida. Neste ano, Hortolândia registra 86 casos de Dengue.

Dentro de casa, é preciso observar lugares úmidos, como banheiros e cozinhas. “Ralos podem acumular água, assim como partes de piso mais baixas, com tendência a formar poças. Também é importante verificar recipientes abertos. Não é raro encontrar larvas de pernilongo em copinhos para escova de dente. Um pouco de água no fundo deste pote pode servir para o mosquito depositar ovos”, destacou Ibraim. No caso do compartimento atrás das geladeiras, a dica é limpar o recipiente com frequência. “Alguns refrigeradores mais modernos tem um sistema que seca esta água. Mas os mais antigos precisa arrastar a geladeira para limpar. Dá trabalho, mas evita a Dengue”, destacou o gerente da UVZ.

Não adianta você deixar sua casa em ordem se a do seu vizinho tem criadouros. Por isso, é importante que as pessoas compartilhem informações e converse com os conhecidos para orientá-los sobre as formas de combater à Dengue. Para colaborar, a Prefeitura também faz a parte dela. Todas as regiões da cidade têm recebido mutirões de combate ao Aedes, com visitas casa a casa e Operação Cata-Bagulho de remoção de móveis e objetos inservíveis. Neste sábado (27/04), os agentes da UVZ estarão no Jd. Amanda para mais uma ação.

Em setembro do ano passado, a Prefeitura também criou o Plano Municipal de Combate a Arboviroses, com a proposta de prevenir doenças causadas por picadas de mosquito. Com este plano, a Prefeitura traça as ações básicas para combate à Dengue e outras doenças, como eliminação de criadouros do Aedes aegypti; prevenção, com orientação à população; e tratamento de pacientes, incluindo a conduta dos profissionais da rede de saúde quanto à necessidade de notificação dos casos suspeitos, até o atendimento hospitalar dos casos mais graves.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cresta WhatsApp Chat
Send via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
RSS
Follow by Email
Facebook
Facebook
YouTube
YouTube
LinkedIn
Instagram
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios