DestaqueEconomiaNotícias

Novo PIS 2019/2020 está sendo preparado para pagamento; saiba se você tem direito este ano

O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), é quem define o calendário de pagamento PIS 2019/2020.

O Abono Salarial PIS 2019/2020 deve começar a ser pago em julho. Assim como todos os anos, o novo calendário do pagamento do benefício deve ser disponibilizado para o trabalhador brasileiro no próximo mês. A estimativa é de que este ano milhões de trabalhadores tenham direito ao benefício.

O cronograma de pagamentos que sempre se inicia em julho, deve ir até Março de 2020. Quem é correntista da Caixa, sempre recebe o pagamento 2 dias antes do restante dos outros trabalhadores.

Vale lembrar que as regras do Abono Salarial mudou e passou a ter valor proporcional ao tempo de serviço do trabalhador no ano-base em questão, desde que a nova regra foi adotada. Sendo assim, o valor a ser recebido não é mais 1 salário mínimo e sim proporcional aos meses efetivamente trabalhados.

O que é o PIS ?
O PIS é o Programa de Integração Social, que o empregado da iniciativa privada tem acesso aos benefícios determinados por lei e ainda colabora para o desenvolvimento das empresas do setor.

O abono salarial acaba ajudando a maioria da população a ter uma renda extra no mês, possibilitando ao trabalhador o investimento que lhe for mais apropriado no momento. Em meio a crise que o pais passa, é possível afirmar que a maioria da população use o salário extra para pagar contas e quitar dívidas.

Aplicativo Caixa Trabalhador
No Aplicativo Caixa Trabalhador, você se informa sobre o PIS, o Abono Salarial e o Seguro-Desemprego, confere o calendário de pagamentos, consulta as parcelas liberadas e ainda tira dúvidas. E tudo isso com apenas alguns toques.?

Quem tem direito ao Abono Salarial
Para ter direito, o trabalhador precisa:

Estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos;

Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base;

Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;

Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Qual o valor do Abono Salarial

Com a Lei 13.134/15, o Abono Salarial passou a ter valor proporcional ao tempo de serviço do trabalhador no ano-base em questão. O cálculo do valor do benefício corresponde ao número de meses trabalhados no ano-base multiplicado por 1/12 do valor do salário mínimo vigente na data do pagamento.

O trabalhador deverá ter trabalhado no mínimo 30 dias com carteira assinada por empresa no ano-base, requisito para ter o direito ao Abono Salarial, e cada mês trabalhado equivale a 1/12 de salário mínimo no valor do benefício, sendo que o período igual ou superior a 15 dias contará como mês integral.

Veja tabela de exemplos, com base no salário mínimo de R$ 998,00.

Pagamento do Abono Salarial

O pagamento pode ser realizado:

Por crédito em conta, quando o trabalhador possui conta corrente ou poupança na Caixa; nos caixa eletrônicos, nas Casas Lotéricas e nos Correspondentes Caixa Aqui utilizando o Cartão do Cidadão; em agência da Caixa, apresentando o número do PIS e um documento de identificação.

Como sacar o Abono Salarial
Quem possui o Cartão Cidadão pode efetuar o saque nos caixa eletrônicos da Caixa, Correspondentes Caixa Aqui e Lotéricas.

Quem não possui o cartão, deve procurar uma agência da Caixa e apresentar um documento de identificação. Na ocasião, o trabalhador pode aproveitar para solicitar o Cartão Cidadão e cadastrar sua senha.

Quem possuir conta individual na CAIXA tem o benefício depositado diretamente na conta, caso haja saldo acima de R$1,00 e movimentação.

Fonte
Redação.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cresta WhatsApp Chat
Send via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios