CidadesDestaqueNotícias

Projeto do Horto de Plantas Medicinais de S.Bárbara é objeto de pesquisa de alunos da Unicamp

Santa Bárbara é referência em Educação Ambiental.

Com experiências bem-sucedidas e grande repercussão de projetos em escolas e instituições municipais, o trabalho realizado desperta interesse. Estudantes da Unicamp visitaram a cidade para estudar os projetos de Hortos Medicinais e PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais), avaliando a relação dos mesmos com o planejamento urbano.

A convivência das crianças com hortas e hortos, o uso de plantas medicinais, a alimentação sadia e os cuidados com o meio ambiente foram os objetivos principais do estudo. Os alunos de pós-graduação da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo conheceram espaços como Viveiro Municipal, no bairro 31 de Março, da Emefei “Profª Maria Augusta Canto Camargo Bilia”, no Parque Planalto, o “EIEA” Fioravante Luis Angolini e Anna Rosa Tuchaspki” (Núcleo de Educação Ambiental), no Caiubi, entre outros.

Acompanhados da professora Dra. Ana Maria Sperandio, orientadora e coordenadora da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis, da Dra;. Nair Sizuka Nobuyasu Guimarães, representante local da rede, além da secretária de Educação, Tânia Mara da Silva, e do secretário do Meio Ambiente, Cleber Canteiro, eles pesquisaram também sobre o envolvimento de munícipes, de alunos, profissionais escolares e órgãos municipais nos trabalhos, que resulta em melhorias na qualidade de vida dos envolvidos, e gera alto grau de satisfação.

O município é destaque na implantação de políticas públicas saudáveis, por meio da parceria entre as secretarias de Educação, Meio Ambiente, Saúde, DAE (Departamento de Água e Esgoto), tornando possível a expansão de projetos de hortos medicinais e hortas nas escolas.

Em 2017, integrantes da Universidade Politécnica de Puebla, do México também visitaram o município para pesquisas científicas, ano em que o projeto “Escola de Plantas Medicinais”, realizado na Emefei “Profª Maria Augusta C. Camargo Bilia”, recebeu o “Prêmio Inovação” da Fundação Antenna, órgão internacional da Suíça.

Fonte
A de I/SBO.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cresta WhatsApp Chat
Send via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios