CidadesDestaqueNotícias

CIEP Dom Eduardo inaugura horta para práticas sustentáveis com alunos

O evento, contou com a colheita de alface, realizada por alunos

Paciência, determinação, foco e novos hábitos para uma vida saudável. O trabalho com hortas nas escolas municipais só cresce e mostra cada vez mais resultados. Neste mês o CIEP “Dom Eduardo Koaik”, do Planalto do Sol, inaugurou a sua horta. Alface, rúcula, beterraba e tomate foram semeados e cultivados no novo espaço. O evento, realizado no dia 17, contou com a colheita de alface, realizada por alunos representantes de todas as salas da escola, que se envolveram com o projeto desde o começo do ano.

Já no dia seguinte, estudantes do 5º ano aprenderam a importância nutricional da alface, colheram, lavaram e prepararam para servir a todos do CIEP. A nutricionista do Setor de Alimentação Escolar, Luciana Malta Baroni, orientou os alunos na atividade e eles já se tornaram propagadores, indo às outras salas e explicando aos alunos sobre o alimento, que é rico em ferro, vitaminas e fibras, favorecendo o trânsito intestinal e o sistema imunológico, dentre outros benefícios.

A colheita foi de 30 kg de alface americana, sendo utilizada para três almoços, cerca de 1.850 refeições. A ação estimulou a determinação em semear e colher no tempo certo, a consciência da alimentação saudável e o protagonismo de poderem motivar os colegas explicando o que aprenderam. Além disso, o montante da colheita seria o suficiente para o abastecimento de 12 creches, com 90 alunos cada, por uma semana, validando a sustentabilidade da atividade como um todo.

“O trabalho com hortas só aumenta e traz cada vez mais resultados positivos. Atendendo ao prefeito Denis Andia, investimos e firmamos parcerias, capacitando professores, funcionários e voluntários para que as hortas e hortos ajudem na formação de cidadãos mais conscientes e respeitosos com o ambiente que vivem. É uma ação planejada para um futuro melhor para todos”, disse a secretária de Educação, Tânia Mara da Silva.

O Projeto Horta foi realizado em conjunto com o Núcleo de Educação Ambiental “Fioravante Luis Angolini” (NEA), da Secretaria de Educação. E ele é utilizado como ferramenta para diversas atividades pedagógicas e de desenvolvimento dos alunos durante o ano letivo, envolvendo toda a comunidade. O CIEP “Dom Eduardo Koaik” também mantém uma horta suspensa com plantas medicinais e diversos temperos.

Fonte
A de I/SBO.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Fechar
Cresta WhatsApp Chat
Send via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios