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Cinco dicas para montar uma sorveteria

Alimento tem demanda crescente e vai além da sobremesa, ganhando espaço com sabores regionais e saudabilidade

Sorveterias são um negócio tradicional, mas em constante transformação. De fácil elaboração e combinação de sabores, o produto é intensamente consumido no Brasil. Segundo dados disponibilizados pela Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS), foram comercializados 1,1 bilhão de litros do produto, seguindo no mesmo patamar desde 2015. Para este ano, a expectativa da ABIS é de crescimento entre 3% e 5%, e, segundo a Mintel, o mercado pode crescer ainda mais até 2020 se apostar em novos tipos de sorvete, com variações como premium, gourmet, orgânicos e veganos.

A demanda crescente por alimentos de alta qualidade, mais saudáveis e com boa aparência, capazes de agradar ao mais exigente dos paladares, tem inspirado novos negócios a partir o binômio alimentação/saúde. Portanto, a tendência é de alta no consumo de sorvetes que apresentam retorno nutricional. Mas, nada disso dispensa os cuidados básicos que o empreendedor deve ter com cada cliente, primando pela qualidade, atendimento com excelência, preço justo e variação do mix de produtos, entre outros fatores capazes de agregar valor ao negócio.

Considerando essa tendência, o Sebrae reuniu cinco dicas para quem pretende abrir uma sorveteria.
Confira as sugestões abaixo e veja outras dicas:

1. Avalie os diferentes modelos de negócio
O setor de sorvete abre oportunidades para os mais diversos tipos de modelos de negócio. Alguns dos mais comuns são indústrias de sorvetes, franquias, comércios revendedores de sorvetes e gelaterias, e cada um traz diferentes desafios e oportunidades. É importante considerar as particularidades dos diversos tipos de empreendimentos para determinar qual está mais compatível com o seu perfil e com a realidade do mercado em que você está inserido.

2. Conheça os seus clientes
Além de avaliar os modelos de negócio, conhecer o seu público-alvo é fundamental e aumenta a possibilidade de conseguir atraí-lo e satisfazê-lo. Portanto, é importante saber para quem você está oferecendo o produto ou serviço para adequar o seu mix de marketing. Esteja atento às seguintes questões: Como você pretende vender e atingir seus clientes eficientemente? Qual é a faixa etária dos principais consumidores? Qual é o poder aquisitivo deles? E qual o melhor layout para a sorveteria, visando oferecer uma boa experiência a esses clientes?

3. Valorize os sabores locais
Uma forma de agregar valor ao sorvete é oferecer produtos com sabores locais. Cada vez mais, o consumidor está preocupado com aspectos como a origem dos produtos, o respeito à sazonalidade e a valorização de alimentos típicos de sua própria região. Conheça os sabores e tradições que seu cliente reconhece para oferecer algumas opções que atendam a essa demanda.

4. Trabalhe com o conceito premium
Existem diferentes tipos de sorvete no mercado, sendo que o mais comum é o sorvete de massa industrial, vendido, inclusive, em supermercados. Para os pequenos negócios, atender um nicho específico, com um produto premium, pode ser um diferencial. Os alimentos premium são aqueles que o consumidor reconhece como superiores aos semelhantes tradicionais. Nesse conceito, podem ser trabalhados, por exemplo, sorvetes que atendam ao consumidor mais consciente, que está preocupado com a saúde e com o impacto socioambiental do alimento. Outro nicho relevante é de sorvetes gourmet, que normalmente são produzidos de maneira artesanal e utilizam matérias-primas nobres.

5. Ofereça porções menores
Os produtos vendidos em embalagens menores foram os que sofreram menos impacto em consumo no último ano. Fatores demográficos, como redução do tamanho dos lares e a preocupação com o controle de calorias e nutrientes ingeridos, além da questão ecológica, são importantes fatores a serem considerados, de acordo com o material “Mercado de Sorvetes – Panorama e Tendências”, do Euromonitor International. Por isso, oferecer porções menores, que remetam à saudabilidade, pode favorecer as vendas.

Fonte
Assessoria de Imprensa Sebrae

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