CidadesDestaqueNotícias

Americana tem menor taxa de homicídios

Estudo aponta Americana como uma das cidades com menor taxa de homicídios

Americana é retratada de maneira bastante positiva no Atlas de Violência 2019 divulgado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). A cidade aparece como uma das menos violentas do Estado de São Paulo e do Brasil, com baixas taxas de homicídio entre os municípios com mais de 100 mil habitantes.

Estudo aponta Americana como uma das cidades com menor taxa de homicídios. (Marilia Pierre)

Os números são bastante claros e colocam Americana como a sexta cidade do Estado e a nona do País com menos homicídios. Com uma população de 233.868 (dados de 2017), a taxa estimada de homicídios ficou em 7,7, bem abaixo da média de todos os municípios com mais de 100 mil habitantes, cuja taxa chega a 37,6. O estudo aponta que o nível de violência está diretamente ligado ao desenvolvimento humano da população. Cidades com boas condições habitacionais, educacionais, de saneamento e saúde tendem a registrar um menos índice de assassinatos. O mesmo Atlas aponta, por exemplo, que em Americana o atendimento escolar entre 15 e 17 anos chega a 85,2%; a porcentagem de pessoas que vivem em condições de saneamento inadequadas é de 0,1%; e o percentual de pessoas entre 15 e 24 anos que não trabalham nem estudam é de 3%.

Em julho deste ano, um levantamento do Instituto Sou da Paz já colocava Americana entre as 10 cidades com mais de 50 mil habitantes menos expostas a crimes violentos, com um índice de 9,7 que a colocava na nona posição com menos exposição.

O comandante da Guarda Municipal de Americana, Marcos Guilherme, enfatiza que os índices baixos de violência são reflexo das boas condições socioeconômicas da população em geral e das respostas imediatas às demandas da comunidade por parte das forças policiais do município. Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil realizam, com frequência, operações conjuntas com o intuito de dar mais efetividade ao combate da criminalidade e, com isso, dar mais proteção à sociedade.

No que compete à Guarda Municipal, Marcos Guilherme elenca uma série de iniciativas adotadas pela corporação que impactam na segurança da cidade, como a elaboração de mapas e relatórios gráficos que auxiliam no planejamento de ações contra a criminalidade.

“A Guarda Municipal desenvolve várias ações, entre elas, a operação saturação, com abordagens de pessoas em atitudes suspeitas. Entre os patrulheiros, há grupos que trabalham, especificamente, no atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica e prevenção de drogas em escolas. Além disso, a Gama conta com uma sala de videomonitoramento, com câmeras instaladas em pontos estratégicos do Centro da cidade. As imagens são transmitidas em tempo real para a Central, onde profissionais as analisam e, se necessário, destacam viaturas para o local onde está sendo praticado algum delito”, avalia Marcos Guilherme.

A Gama trabalha, ainda, com dados estatísticos em parceria com a Polícia Militar e Polícia Civil, além do Programa Câmera Cidadã, no qual os cidadãos fornecem imagens das câmeras particulares para o Setor de Inteligência da corporação. “Essa colaboração facilita a identificação de autores de roubo, com a sua prisão de maneira rápida”, conclui o comandante.

Fonte
A de I/Americana.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Fechar
Cresta WhatsApp Chat
Send via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios