CidadesDestaqueNotícias

Observatório Municipal de Americana

OMA é edificação modelo em sustentabilidade e acessibilidade

O Observatório Municipal de Americana (OMA), inaugurado em agosto de 1985, foi totalmente reformado no ano de 2016, numa parceria da Secretaria de Cultura e Turismo e a iniciativa privada. A remodelação foi pensada para atender aos princípios de sustentabilidade e acessibilidade, com a instalação de itens como equipamentos para surdos, iluminação de led, balizadores no jardim, pisos e paredes em cores claras, piso antiderrapante, iluminação e ventilação natural, área permeável, redutores de pressão e vazão nas torneiras, lixeira de separação de resíduos, selos educativos, iluminação por fotocélulas e reaproveitamento de materiais para contenção de lunetas de telescópios. Com essas melhorias, o prédio é considerado uma edificação modelo em relação a práticas que tragam benefícios ao meio ambiente.

Observatório Municipal de Americana (OMA). (Marilia Pierre)

O OMA se caracteriza como um complexo pedagógico, cultural, científico e turístico como poucos no país. Está situado numa área privilegiada entre o Parque Ecológico Cid Almeida Franco e o Jardim Botânico. Possui entrada privativa pela Rua Itacolomi, n° 1113, no Jardim Ipiranga. Suas principais dependências são sala para cursos e palestras com 40 lugares, hall para exposições, laboratório fotográfico, biblioteca, gabinete dos astrônomos, cúpula com 4,50 m de diâmetro e um terraço para observações a céu aberto. Na parte externa do prédio, estão instalados três modelos de relógio de Sol (Equatorial, Horizontal e Vertical).

A principal atração do Observatório é o telescópio refletor Schmidt- Cassegrain CGX-L 1400 f/d 11 (3910 mm), doado pela empresa Santo André Construtora e Incorporadora, . Com refletor de 355 milímetros de diâmetro e montagem computadorizada, é um dos mais modernos da região. Em condições climáticas favoráveis, propicia a observação dos planetas mais distantes, estrelas, nebulosas, galáxias e satélites.

O OMA está aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e os visitantes podem conhecer detalhes do prédio e das mudanças que foram feitas para torná-lo uma edificação modelo em sustentabilidade. As sessões de observação de corpos celestes acontecem sempre às sextas-feiras, das 19 às 22 horas desde que as condições atmosféricas estejam boas. A entrada é gratuita.

Fonte
A de I/Americana.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cresta WhatsApp Chat
Send via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios