CidadesDestaqueNotícias

Barragem do Salto Grande

Simulado é executado com êxito e Americana entrega Plano de Contingência

A ação foi organizada pelas Defesas Civis de Americana, Limeira, Campinas e São Paulo, CPFL Renováveis, e órgãos que prestam socorro, como Corpo de Bombeiros, 192 Samu, Polícia Militar, Guarda Municipal, Tiro de Guerra, entre outros. No encerramento do treinamento, a coordenadora da Defesa Civil de Americana, Marli Rodrigues Kiriyama, entregou o Plano de Contingência do município.

“O treinamento foi realizado com sucesso e finalizamos, desta maneira, o nosso Plano de Contingência de Americana, tão importante para que o município possa estar preparado e com um planejamento alinhado entre todos os órgãos envolvidos. Agradecemos a todos os profissionais e voluntários que participaram da ação, resultando no sucesso do exercício. Nesse simulado, com a evacuação dos funcionários da área das Fábricas de Carioba, ETE DAE, nós tivemos também o simulado do Corpo de Bombeiros e também da equipe do 192 de Americana. Quero agradecer imensamente o trabalho deles, por fazerem em tempo real o resgate das vítimas ilhadas”, disse Marli.

Paralelamente à ação, foi realizado também o 2º Exercício de Comunicação de Alerta de Rompimento, envolvendo os municípios de Americana, Campinas, Jaguariúna, Pedreira, Limeira, Piracicaba, Iracemápolis, Santa Bárbara D Oeste e São Pedro.

A Capitã Cíntia Oliveira, da Divisão de Prevenção da Defesa Civil Estadual, ressaltou a importância do simulado para o treinamento das equipes de resgate, de apoio e dos moradores e funcionários da região. “Hoje realizamos um exercício simulado importantíssimo que é fruto da integração das ações da CPFL Renováveis, que é o empreendedor, com o sistema municipal de Defesa Civil dos municípios que estão dentro da zona de impacto de uma possível emergência na barragem do Salto Grande. Treinamos a comunicação dos nove municípios e, especialmente, treinamos a evacuação em Americana e Limeira, que estão na zona de auto salvamento, mais próxima à barragem onde a população tem que saber se proteger. Foi extremamente importante a participação das pessoas da comunidade para ouvirem os sinais sonoros que foram acionados, se deslocarem às rotas de fuga sinalizadas até os pontos seguros, onde receberam a assistência do Poder Público de Americana e de Limeira. O Plano de Contingência do município é de fundamental importância, porque é nele que vão constar todas as informações para agir em caso de uma emergência. O exercício simulado deverá ser realizado periodicamente para preparar todos os órgãos envolvidos.”

O gerente de engenharia da CPFL Renováveis, Bruno Monte, avaliou positivamente o simulado realizado e disse que a barragem é segura. “Concluímos o simulado de emergência da PCH de Americana, foi realizado com êxito, e ficamos bastante satisfeitos com a conclusão do trabalho. Com relação à usina Americana, é uma barragem segura, está classificada na Agência Nacional de Energia Elétrica na categoria de risco B, com todas as condições de segurança.”

O treinamento das equipes de socorro, de empresas e dos moradores da região será realizado anualmente, conforme prevê a lei nº 12.334/09/2010, que estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens e o Plano de Ação de Emergência (PAE).

O trabalho de treinamento contou com a participação do 2º tenente PM Tiago Luiz Lourençon, diretor do Núcleo de Análise de Risco da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, presença do secretário de Segurança Pública e Defesa Civil de Limeira, Francisco Alves, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Artesp – Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo, entre outros apoiadores.

Realizaram o simulado as Defesas Civis de Americana e Limeira, CPFL Renováveis, Defesa Civil Regional de Campinas, Defesa Civil do Estado de São Paulo, Corpo de Bombeiros, SAMU 192, Secretarias de Obras e Serviços Urbanos, de Saúde, Ação Social e Desenvolvimento Humano, Habitação, Planejamento, Cultura e Turismo, Governo, Gabinete do Prefeito, Centro de Operações Especiais (COE), Rumo Logística, Autoban, Tiro de Guerra, Guarda Municipal de Americana, Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Departamento de Água e Esgoto, Unidade de Transportes e Sistema Viário, Vigilância em Saúde, e outros órgãos e autoridades da região.

Fonte
A de I/Americana.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Fechar
Cresta WhatsApp Chat
Send via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios