CidadesDestaqueNotícias

Semana da Árvore em Santa Bárbara d´Oeste

As ações promovem educação ambiental, sustentabilidade e conhecimento

Plantios, passeata e curso integram a programação da “Semana da Árvore” nesta sexta-feira (20). As ações promovem educação ambiental, sustentabilidade e conhecimento para as próximas gerações. Neste sábado (21), as atividades se encerram com plantio de mudas de flamboyants, no “Caminho dos Flamboyants”, e distribuição de sementes mudas para instituições parceiras que realizarão a ação.

Na manhã desta sexta-feira um grupo de estudantes da Emefei “Anália de Lucca Furlan”, do Cruzeiro do Sul, participou de uma expedição no Vale do Comanche, região de preservação da Mata Atlântica, localizada entre as Rodovias dos Bandeirantes e Dona Margarida da Graça Martins – com oficinas e trilhas que ressaltaram a importância da preservação das matas ciliares e recursos hídricos e a problemática das queimadas em áreas rurais e no entorno de fragmentos florestais.

No final da atividade, os alunos realizaram o plantio de 390 mudas de árvores nativas ao redor de uma nascente. A área será cercada e sinalizada com placas informativas e educativas. Essas medidas fazem parte do programa de proteção e recuperação das nascentes promovidos pela Administração Municipal.

No bairro Santa Rita, uma passeata mobilizou professores, funcionários, alunos e comunidade em um trabalho de conscientização contra o mosquito Aedes aegypti no entorno da escola. A ação é importante para combater a dengue, zika vírus e chikungunya, por meio da eliminação de criadouros do mosquito transmissor.

Por fim, no Viveiro Municipal, profissionais da Rede de Ensino e ambientalistas, através da parceria da Esalq/USP e Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis/Unicamp participaram do Curso de Exsicatas. A capacitação promove a catalogação das plantas de Santa Bárbara d’Oeste, resultando na estruturação de um Herbário – espécie de “biblioteca botânica” da cidade que ficará no Núcleo de Educação Ambiental “Fioravante Luiz Angolini” (NEA).

A “Semana da Árvore”, realizada pela Prefeitura e DAE, teve como objetivo conscientizar sobre a importância de preservar o meio ambiente e estimular novos hábitos por um mundo mais sustentável. O “Dia da Árvore” é comemorado neste sábado (21). A programação começou na segunda (16) e envolveu centenas de pessoas de diferentes idades em oficinas, palestras, apresentações, encontros e plantios.

Fonte
A de I/SBO.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cresta WhatsApp Chat
Send via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios