CidadesDestaqueNotícias

Pacientes recebem orientações sobre Outubro Rosa

Em S.Bárbara não há fila para mamografia e para coleta de papanicolaou

Promoção da saúde aliada à prevenção de doenças. O “Programa Saúde e Movimento” contou com uma atividade especial. A iniciativa, promovida com pacientes da UBS (Unidade Básica de Saúde) “Dra. Nair Sizuka Nobuyasu Guimarães”, do Planalto do Sol 2, foi dedicada ao Movimento “Outubro Rosa”.

Paralelo às ações habituais do programa, a atividade realizada na Associação Casa de Maria abordou a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo de útero, por meio de orientações da equipe de enfermagem e agentes comunitários de saúde da unidade.

Anúncios

Durante todo o mês o Município conta com a oferta de diversos serviços gratuitos relacionados à saúde das mulheres. Nas UBSs e no Centro de Referência em Saúde da Mulher são realizadas solicitações de mamografia e coleta de papanicolaou, entrega de materiais informativos e Salas de Espera Ativa, além de decoração especial.

Os demais setores da Saúde também estão mobilizados com a Campanha, por meio de palestras e divulgação dos serviços disponíveis na rede. Para ter acesso aos serviços, basta comparecer à unidade mais próxima da residência ou ao Centro de Referência em Saúde da Mulher (Rua XV de Novembro, 1.157 – Centro) e verificar o cronograma com os atendimentos e ações disponíveis.

Em Santa Bárbara d’Oeste não há fila para exames de mamografia e para coleta de papanicolaou. Neste ano, de janeiro a setembro, foram realizados quase 4 mil mamografias e 3.381 coletas de papanicolaou. Durante todo o ano o exame de mamografia pode ser solicitado pelo médico ginecologista no momento da consulta ou pela enfermeira (sem necessidade de consulta médica) nos horários de acolhimento.

“Saúde e Movimento”

O “Programa Saúde e Movimento” é realizado em quatro UBSs de Santa Bárbara d’Oeste. A iniciativa é promovida pela Prefeitura, em parceria com a Unesp (Universidade Estadual Paulista), e visa o incentivo à prática regular de atividades físicas. Além do Planalto do Sol 2, a iniciativa também é promovida nas UBSs “Dr. José Wenceslau Júnior”, no Jardim Esmeralda, “Amália Salvador Dal’Bello”, no São Fernando e “Dr. Carlos Perez”, no 31 de Março. Os encontros ocorrem duas vezes por semana para cada unidade.

Durante os encontros, profissionais de Educação Física aplicam exercícios de intensidade leve a moderada, respeitando as limitações de cada aluno com exercícios de alongamento, equilíbrio e força muscular, caminhadas e atividades lúdicas, além de aconselhamento.

Para se inscrever os interessados devem comparecer nas UBSs, de segunda a sexta-feira das 7 às 16h30, portando documento de identificação com foto, cartão SUS e comprovante de endereço. O programa também recebe pacientes encaminhados pelo médico ou equipe de saúde das unidades participantes.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cresta WhatsApp Chat
Send via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios