DestaqueNotíciasPolítica

Eduardo Bolsonaro vira líder do PSL

Aliados de Waldir protocolam nova lista para retomar liderança Depois de próprio líder ter admitido entregar o cargo, apoiadores dizem que houve quebra de acordo

Aliados do deputado Delegado Waldir (GO) protocolaram no início da tarde desta segunda-feira uma nova lista para tentar retomar a liderança do PSL . Pela manhã, uma lista com 29 nomes foi entregue dando o cargo a Eduardo Bolsonaro (SP), filho do presidente Jair Bolsonaro . A assessoria de Waldir divulgou um vídeo no qual ele reconhece que há um novo líder do partido na Câmara. A gravação, porém, foi feita sem que seu grupo soubesse da lista pró Eduardo Bolsonaro. A declaração de Waldir dizia a respeito de um acordo no qual um terceiro nome fosse alçado à liderança.

Delegado Waldir (GO) reconheceu, em vídeo, que há um novo líder do partido na Câmara Foto: Renato Costa / FramePhoto / AGÊ

Na Câmara, Eduardo Bolsonaro evitou se posicionar como líder do PSL. Ele deu a entender que o grupo bivarista pode retomar o cargo ainda nesta segunda-feira.

Existem algumas informações chegando, algumas desencontradas, neste momento eu não sei se o que está valendo é a minha lista. Se houve ou não houve qualquer tipo de acordo. Então, não posso me posicionar como sendo o líder do partido. É aguardar — disse Eduardo.

O deputado Júnior Bozzella (SP) foi quem liderou a nova relação de apoios a Waldir. Para retomar o cargo, será necessário ter 27 assinaturas, pois o partido tem 53 deputados. A lista entregue tem 28 nomes, mas a Secretaria-Geral da Mesa ainda não fez a conferência. Parlamentares podem ter assinado mais de uma lista, como já ocorreu na semana passada. Há ainda a possibilidade de o presidente do partido, deputado Luciano Bivar (PE), oficializar a suspensão de cinco deputados pró Bolsonaro, o que reduziria o apoio de Eduardo. O desejo dos aliados de Waldir é promover uma nova eleição para líder nesta terça.

Havia um acordo e esse acordo foi quebrado- disse Bozzella, pouco antes da entrega.

Segundo o parlamentar, o ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, ligou para Bivar de manhã propondo um acordo para a indicação de um terceiro nome para a liderança fruto de consenso entre os dois grupos que vem duelando desde a semana passada. Na negociação, firmou-se um compromisso de que nenhuma ala apresentaria nova lista até que se chegasse ao novo nome.

Eduardo Bolsonaro disse ainda não ter conhecimento do acordo citado por Júnior Bozella.

Não tenho informação disso. Quem está a par é o deputado Vitor Hugo, líder do governo tem acesso direto ao ministro Ramos, eu também tenho acesso, mas ele que está à frente dessas questões — disse Eduardo.

O líder do governo na Câmara, Vitor Hugo, porém protocolou às 9h30 desta segunda-feira uma nova lista com 29 apoios a Eduardo Bolsonaro. A assessoria da Câmara conferiu a autenticidade de 28 assinaturas e já oficializou o filho do presidente como o novo líder. Para o grupo de Bivar e Waldir, o gesto quebrou o acordo, como relata Bozzella.

Fonte
O Globo.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cresta WhatsApp Chat
Send via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios