CidadesDestaqueNotícias

Herbário Municipal de Santa Bárbara

Plantas começam a ser catalogadas para estudo botânico em S.Bárbara

As plantas medicinais, aromáticas e condimentares cultivadas nos hortos municipais e da flora de Santa Bárbara d’Oeste começaram a ser catalogados para compor o Herbário Municipal, projeto inédito na região. Na sexta-feira (11), profissionais da Rede Municipal de Ensino e voluntários envolvidos no projeto horta participaram do último encontro do curso de formação em noções de Herbário e Elaboração de Exsicatas (amostra de plantas para estudo botânico). O objetivo foi preparar os participantes para disseminar o procedimento nas unidades escolares e fomentar a catalogação das espécies utilizadas no município. A formação foi iniciada em abril.

O Herbário Municipal, regulamentado pelo decreto nº 6944, de 4 de junho de 2019, possibilitará um arquivo catalogado diverso, contribuindo para o estudo e pesquisa botânica, a formação dos alunos, de recursos humanos, preservação da biodiversidade e transferência de conhecimento à comunidade. A iniciativa está sendo organizada no Núcleo de Educação Ambiental “Fioravante Luiz Angolini” (NEA) e estará disponível em breve.

“O Herbário Municipal integra um dos projetos inovadores da gestão do prefeito Denis Andia e trará à Rede de Ensino a oportunidade de aprender sobre os mecanismos necessários para o desenvolvimento da pesquisa acadêmica, onde os educadores e estudantes poderão evoluir muito neste segmento de estudo”, disse a secretária de Educação, Tânia Mara da Silva.

O curso e a estruturação do Herbário têm realização da Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e DAE (Departamento de Água e Esgoto) e conta com o apoio da ESALQ/USP, da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis/UNICAMP e Voluntários da Cozinha Medicinal de Santa Bárbara d’Oeste.

Fonte
A de I/SBO.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cresta WhatsApp Chat
Send via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios