DestaqueNotíciasTecnologia

Drone gigante pode carregar cargas de até 200 kg

VoloDrone pode ser usado na agricultura, construção ou em operações de resgate

As start-ups aeronáuticas correm contra o tempo para o desenvolvimento de um táxi aéreo, mas essas tecnologias também podem ser aplicadas para o transporte de cargas. Nesta terça-feira, a alemã Volocopter anunciou o VoloDrone, uma aeronave com formato de um drone gigante, com 18 rotores elétricos e capacidade para transportar até 200 kg.

O VeloDrone tem 18 rotores e pode carregar até 200 kg Foto: Velocopter

O design é parecido com o VoloCity, protótipo da companhia para o transporte de pessoas, mas sem a cabine de passageiros. Segundo a start-up, o VoloDrone tem autonomia de 40 km e velocidade de até 100 km/h, tendo 9,2 metros de diâmetro e 2,3 metros de altura. A aeronave pode ser controlada remotamente ou cumprir rotas pré-definidas de maneira autônoma e a bateria pode ser substituída em procedimento que não demora 5 minutos.

O primeiro teste de voo aconteceu no mês passado. Agora, a start-up prepara testes em aplicações reais, com possíveis parceiros comerciais. A expectativa é que a aeronave inicie operações comerciais “em breve”.

A companhia sugere algumas aplicações para diferentes indústrias. Na logística, por exemplo, o drone pode servir para a última milha na entrega de produtos. Na agricultura, o VeloDrone pode ser usado na aplicação de defensivos, no manejo florestal ou no controle de geada. Na construção, a aeronave pode auxiliar no transporte de materiais e equipamentos e, na defesa civil, para operações de busca e salvamento.

O VoloCity está sendo testado para o transporte de passageiros em Cingapura Foto: Volocopter

O mercado de eVTOLs (sigla para veículos elétricos de pouso e decolagem vertical) deve aquecer a indústria aeronáutica nos próximos anos. A gigante Uber mira para 2023 o início das operações do Uber Air, serviço de transporte aéreo urbano, e mantém parcerias com fabricantes do ramo, como Boeing, Bell e a brasileira Embraer, que desenvolvem seus projetos.

Além disso, existem start-ups desenvolvendo seus projetos, como a Lilium, que anunciou recentemente o sucesso de seus primeiros testes de voo, e a Kitty Hawk.

Fonte
O Globo.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cresta WhatsApp Chat
Send via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios