CidadesDestaqueNotícias

Centro Cultural Léo Sallum recebe “Nas Trilhas da Cidadania”

Exposição fotográfica mostra ações sociais de 150 alunos das escolas municipais

O resultado das ações sociais realizadas neste semestre por cerca de 150 alunos das escolas municipais que participaram do Projeto “Tribos nas Trilhas da Cidadania” já pode ser conferido no Centro Cultural e Biblioteca “Prof. Léo Sallum”, na Cidade Nova. Uma exposição fotográfica clicada pelos próprios alunos, reúne atividades voluntárias dos eixos Educação para a Paz, Meio Ambiente e Cultura. O objetivo do projeto é estimular o protagonismo juvenil com base em valores como a ética, a solidariedade, o respeito pela diversidade, a sustentabilidade e o empreendedorismo social.

Na exposição “Nas Trilhas da Cidadania” podem ser conferidas cerca de 50 imagens que mostram o trabalho desenvolvido pelos alunos dos CIEPs “Leonel de Moura Brizola”, “Angélica Sega Trecomoldi”, “Therezinha de Castro Pacheco Sbravatti”, “Charles Keese Dodson” e “Carmelina Pellegrino Cervone”. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Os trabalhos seguem expostos até o dia 2 de dezembro, na Rua do Algodão, 450, na Cidade Nova. No dia 3, haverá abertura oficial às 13h30 no Museu da Imigração. A mostra ficará até 14 de dezembro, com visitação de terça a sábado, das 9 às 17 horas.

A iniciativa envolveu a capacitação dos professores para participação social e mobilização juvenil, além de curso para os alunos sobre liderança, com o intuito de estimular o pensamento crítico sobre os seus relacionamentos, a influência das redes sociais, as expectativas de futuro, o mundo que desejam e também ensinar como fazer planejamento de ações que transformem o contexto escolar e a comunidade onde vivem. Após escolherem o eixo, os alunos trilharam seus caminhos planejando e executando ações junto com a comunidade escolar.

Dentre as questões escolhidas pelos alunos estão o bullying, o respeito ao Meio Ambiente, a humanização das relações dentro e fora da escola e a comunicação não violenta. As práticas foram registradas com técnica e olhar fotográfico durante as oficinas realizadas pelo MIS (Museu da Imagem e Som), um dos parceiros do projeto.

O “Tribos nas Trilhas da Cidadania”, promovido pela ONG “Parceiros Voluntários”, é patrocinado pela Denso do Brasil, por meio da Lei Roaunet e tem a parceria da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste. A metodologia tem a chancela da UNESCO, além de ser certificada pela Fundação Banco do Brasil e reconhecida pelo Prêmio Itaú/Unicef.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cresta WhatsApp Chat
Send via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios