CidadesDestaqueNotícias

Santa Bárbara d´Oeste 201 anos

Uma cidade Transformada

O trabalho, o suor e a energia de 200 mil pessoas transformam todos os dias Santa Bárbara d’Oeste. Nesta quarta-feira (4), a Terra de Dona Margarida da Graça Martins celebra seus 201 anos, esbanjando vitalidade e vivendo os seus melhores dias.

E como um dos municípios mais pujantes do Estado de São Paulo e do País, ele se modifica e se aperfeiçoa. Em 2019, Santa Bárbara d’Oeste reúne os predicados de uma cidade tranquila e organizada para se viver, mesmo em meio aos grandes desafios de uma cidade do seu porte.

Anúncios

“Ao longo dos últimos sete anos foi possível proporcionar uma dinâmica muito diferente e melhor para Santa Bárbara d’Oeste, uma cidade reestruturada e transformada. São avanços nas áreas da Saúde, Educação e Segurança Pública, tudo demonstrado em índices e diversas avaliações realizadas pelos mais variados órgãos. Hoje temos a certeza de que Santa Bárbara d’Oeste tornou-se uma das principais cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas), dinâmica, prestigiada e com alta qualidade de vida”, analisou o prefeito Denis Andia.

Com um recorte na linha do tempo, de 4 de dezembro de 2018 – quando a cidade celebrou seu Bicentenário – até 4 de dezembro de 2019, é possível observar significativos avanços.

Na Saúde, o Município ganhou o Novo PS “Dr. Edison Mano”, totalmente reestruturado e ampliado, ganhando uma inédita Ala Pediátrica. Além disso, a implantação do Novo Centro Municipal de Exames, outra estrutura inédita na história da Saúde Pública barbarense, teve início, com previsão das obras concluídas no primeiro semestre de 2020.

Na Educação, a cidade apresentou o melhor Índice de Educação Básica entre as cidades da região e a melhor nota de sua história, com 7,1 pontos. O IDEB barbarense também está acima da média do Estado de São Paulo (6,5) e do Brasil (5,5), ultrapassando a meta projetada para 2019 (6,8) e 2021 (7,0).

Na Segurança Pública, estudos colocaram a cidade como uma das 20 cidades mais seguras do País (Atlas da Violência – Retrato dos Municípios Brasileiros 2019) e o 6º município mais seguro do Estado de São Paulo (Instituto Sou da Paz / IECV – Índice de Exposição à Criminalidade Violenta).

Santa Bárbara d’Oeste também ganhou a maior obra de saneamento de toda a história, a Nova ETE Toledos 2, que proporcionou um significativo avanço no tratamento de esgoto e que somada à ETE Toledos 1 (em funcionamento), ETE Balsa (em funcionamento e em processo de ampliação) e ETE Barrocão (obras a todo vapor) fará com que a cidade seja uma das poucas do Brasil a alcançar a meta de 100% de esgoto de tratado, com capacidade de tratamento de esgoto para um horizonte de crescimento de um século (previsão de 360 mil habitantes).

“Nossa cidade é dinâmica, prestigiada e com alta qualidade de vida. Semeamos hoje para colher ao longo das próximas décadas. A alta qualidade do ensino que passamos a ter vai formar uma geração vitoriosa de barbarenses. Os novos eixos viários que desenvolvemos alavancarão o crescimento econômico das próximas décadas. E junto a tudo isso, vamos deixar uma cidade com 100% de esgoto tratado e com capacidade para crescer mais um século sem se preocupar com isso. Tenho gratidão ao apoio, carinho e confiança que nos permitiram transformar a cidade ao longo desses sete anos. Passamos pelo bicentenário com a certeza de que Santa Bárbara d’Oeste vive hoje o melhor momento de sua história”, concluiu o prefeito Denis.

Em 4 de dezembro de 2019, mais do que nunca, o cidadão barbarense pode respirar fundo e dizer: como é gostoso viver aqui!

Fonte
A de I/SBO.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Fechar
Cresta WhatsApp Chat
Send via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios