CidadesDestaqueNotícias

Núcleo de Educação Ambiental de S.Bárbara

Ações envolvem mais de 20 mil pessoas em 2019

O Núcleo de Educação Ambiental (NEA) “Fioravante Luis Angolini” divulgou o balanço das atividades realizadas em 2019. Dentre os projetos de destaque do setor vinculado à Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste estão o Horta Escolar, as visitas ao NEA, oficinas e cursos promovidos nas escolas para estimular hábitos de sustentabilidade, além do início do Herbário Municipal, que formará um arquivo para pesquisa e estudo botânico inédito na região.

Cerca de 20 mil pessoas se envolveram com as ações durante o ano. As importantes parcerias com o DAE (Departamento de Água e Esgoto), Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis/Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e também da ESALQ/USP (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – Universidade de São Paulo) e Voluntários da Cozinha Medicinal de Santa Bárbara d’Oeste colaboraram com este resultado.

Anúncios

O projeto Horta Escolar inaugurou, reestruturou ou ampliou 26 espaços nas unidades escolares neste ano, possibilitando que 72% das escolas tenham horta orgânica, suspensa e/ou horto de plantas medicinais, mini pomares e sistema de compostagem. As hortas são utilizadas como importantes ferramentas para o processo de aprendizagem e Educação Ambiental e Nutricional.

Também foi promovido curso para a elaboração de exsicatas, tipo de amostra de plantas para estudo botânico, para catalogação das plantas medicinais do município. O conhecimento foi disseminado nas escolas e envolvidos com o projeto Horta e o arquivo está sendo abastecido na sede do NEA e, nos próximos meses, o Herbário Municipal, regulamentado pelo Decreto nº 6944, de 4 de junho de 2019, estará disponível ao público para consulta.

Localizado em sítio arqueológico, no bairro Caiubi, próximo ao Rio Piracicaba e de APP (Área de Preservação Permanente), o NEA apresenta imensa biodiversidade de fauna e flora. Para conhecer o espaço por meio de visitas monitoradas, basta entrar em contato com a Secretaria de Educação pelo telefone (19) 3464.9449.

Confira outras ações de 2019:

– Visitação monitorada no NEA para mais de 1.800 alunos;

– Jacarandás Educador, com estudo do meio no Parque dos Jacarandás;

– Campanha da Reciclagem do Papel – Volta às Aulas com a participação das Emefeis “Profª Maria Martiniano Gouveia Valente – Dona Bininha”, no Conjunto Roberto Romano, e “Vereador José Luiz Gomes da Silva – Zelo”, no Conjunto dos Trabalhadores;

– Ação de Combate à Dengue com o teatro educativo “Dengue na minha casa não!” apresentado para mais de 450 alunos nas escolas.

– Plantio de mais de 160 mudas de árvores frutíferas ou para arborização urbana em escolas municipais;

– Produção de 500 quilos de adubo orgânico para abastecimento do Projeto Horta e 252 quilos de resíduos sólidos encaminhados à cooperativa de reciclagem – trabalho conjunto do NEA e Emei “Anna Rosa Tuchaspki”.

– Curso de Formação em Plantas Medicinais para professoras das EMEIs “Anna Rosa” e “Anália de Lucca Furlan” e técnicas do NEA;

– Decoração dos espaços horta feita pelos alunos por meio da arte com as mãos e garrafas pet no tema flores e borboletas;

– Implantação de espaço com horto de plantas medicinais, horta orgânica e suspensa em pallets e mini pomar na Secretaria de Educação;

– Oficina de sabonete de babosa e horta pet para 250 alunos e pessoas da melhor idade em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, além de integrantes do Grupo Primavera;

– Distribuição de mais de 400 informativos sobre água, coleta seletiva de lixo, arborização urbana e 70 redutores de vazão de água.

Fonte
A de I/SBO.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cresta WhatsApp Chat
Send via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios