5 dicas valiosas para aumentar seu faturamento

Meu nome é Juliana Schvenger e sou a Head da Comunidade de Licitações Públicas.

Ter um órgão público em sua carteira de clientes pode ser um grande diferencial para sua empresa, trazendo lucro e prestígio que não se encontram facilmente no mercado. Para isso, é necessário vencer licitações, em geral bastante concorridas.

Existe uma série de medidas que você pode realizar para aumentar suas chances de vencer uma licitação. De modo geral, elas podem ser resumidas em três conceitos: planejamento, preparo e bom senso.

Neste artigo, listamos cinco recomendações valiosas.

Fique atento à abertura de novos editais
Para concorrer em uma licitação você precisa, naturalmente, saber que ela existe. Nesse caso, pode ser interessante usar softwares de gestão de licitações, que monitoram a abertura e o andamento de editais e permitem uma “filtragem” de acordo com o seu nicho de negócios.

Também há sites dedicados a centralizar esse tipo de informação. E, por fim, é possível fazer um monitoramento por conta própria, buscando manualmente ou programando alertas em sites de busca.

Mantenha a documentação em ordem
Embora a documentação necessária possa variar de acordo com cada licitação, todas exigem que as empresas participantes estejam com quatro aspectos em ordem: habilitação jurídica; qualificação técnica; qualificação econômica-financeira; e regularidade fiscal.

Vale a pena pesquisar de maneira detalhada quais são os documentos necessários para comprovar a regularidade em cada um desses aspectos – ex.: contrato social para habilitação jurídica; diplomas e certificados para qualificação técnica; balanço patrimonial para qualificação econômico-financeira; e Certificado de Regularidade do FGTS – CRF para regularidade fiscal. Citamos apenas alguns, há muitos outros.

Algumas entidades pedem que os documentos sejam apresentados com pelo menos 15 dias de antecedência, e é importante ficar atento a isso. O que nos leva ao próximo ponto.

Estude o edital
À primeira vista, parece uma recomendação óbvia demais para estar na lista. Mas, ainda assim, infelizmente muitos empreendedores embarcam em licitações de maneira amadora, sem ter pleno conhecimento das exigências licitatórias – sendo que todas elas devem estar listadas no edital.

Eis algumas das principais informações que constam em um edital de licitação:

Prazos contratuais
Critérios de participação
Habilitação técnica requerida
Regime de preços
Seguros necessários
Penalidades por descumprimento de contrato
Pode ser interessante estudar editais anteriores e ver seus desdobramentos. Se possível, analise concorrentes que vão participar da licitação. E, também, entenda como funciona a Lei 8.666 de 1993, que regulamenta os processos e etapas de uma licitação no Brasil.

Com todo esse conhecimento em mãos, você e sua equipe poderão se preparar para aumentar as chances de sucesso. É sobre isso que falaremos na próxima dica.

Capacite sua equipe
Toda empresa deve trabalhar continuamente para manter sua equipe bem capacitada, pronta para entregar bons resultados dentro do prazo estipulado. Às vezes, porém, é necessário fazer capacitações específicas para atender às exigências de um edital – dentro dos limites do razoável, é claro.

Cursos de curta duração, consultorias e treinamento podem ser uma boa solução para esse tipo de demanda.

Elabore uma proposta equilibrada
Por mais interessante que seja uma licitação (em termos de retorno financeiro, prestígio etc.), uma empresa jamais deve elaborar uma proposta que esteja além da sua capacidade de entrega de resultados, ou que dê prejuízo financeiro.

Não deve buscar ganhar a licitação “custe o que custar”, pois além de prejudicar as equipes corre o risco de perder o contrato e ser punida – com multas e/ou proibição de participar de futuros editais por um período.

É fundamental ter equilíbrio e bom senso ao elaborar uma proposta, de modo que ela seja boa tanto para o licitante quanto para o licitado.

O que achou das recomendações? Gostaria de saber mais sobre o tema? Tem alguma experiência para compartilhar? Diga nos comentários.

Te encontro nas próximas publicações!!

Abraços!!!!

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Por Juliana Schvenger – Formada em Ciências Contábeis pela Faculdade Santa Cruz Inove. Pós Graduada em Direito Empresarial, Gestão Estratégica de Negócios e Compras Públicas Municipais. Funcionária do Sebrae/PR desde 2005.


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