O que é desenvolvimento comercial?

Faça sua empresa prosperar com 5 dicas. Sua empresa investe em desenvolvimento comercial?

Você sabe o que é desenvolvimento comercial? Podemos resumir a estratégia como um conjunto de ações elaboradas para otimizar processos e oferecer aos clientes um serviço de alta qualidade.

Sendo assim, as ações com este foco podem estar presentes em todas as etapas do funil de vendas, do marketing ao pós-venda.

Se você tem interesse pelo assunto e está em busca de dicas para incorporar as melhores práticas à rotina da empresa, está no lugar certo.

Ao longo deste artigo, você vai descobrir com detalhes o que é desenvolvimento comercial, 5 formas de inseri-lo nas operações e uma dica bônus para potencializar os resultados na empresa. Boa leitura!

O que é desenvolvimento comercial?

Desenvolvimento comercial é uma estratégia que tem, como essência, a melhoria contínua da força de vendas. Para que isso seja possível, é preciso que as empresas realizem um trabalho multidisciplinar, envolvendo profissionais de diversas áreas.

Em geral, uma equipe de desenvolvimento comercial é composta por:

lideranças das áreas comerciais;
setor de recursos humanos;
setores de TI e marketing.
Cada profissional desempenha um papel importante no desenvolvimento comercial. Enquanto as lideranças identificam oportunidades de melhoria e preparam suas equipes para incorporar novos processos e ferramentas, o RH é responsável por viabilizar treinamentos e atualizações.

Da mesma forma, os setores de TI e marketing dão apoio na viabilização das estratégias, seja adquirindo um novo software ou projetando um novo sistema, seja preparando ações de apoio e disseminação de novas práticas.

Como colocar o desenvolvimento comercial em prática? 5 passos
Por ser uma estratégia intrínseca à rotina da força de vendas, o desenvolvimento comercial pode ser visto em diversas atividades da empresa. Veja alguns momentos em que é possível identificar políticas de desenvolvimento comercial nas empresas.

  1. Reformulação de processos internos
    Ter atenção à forma como processos são realizados e demonstrar abertura à sua otimização ou modificação é uma maneira de colocar o desenvolvimento comercial em prática.

Empresas com processos mapeados e disponíveis têm mais chances de performar melhor em vendas do que outras. Isso acontece porque os processos funcionam como guias para o time.

Então, se uma empresa está constantemente em busca de desenvolvimento comercial, monitorar o modus operandi da equipe e reformulá-los periodicamente são atividades fundamentais.

  1. Ações de desenvolvimento de times comerciais
    Apostar em treinamentos para a equipe de vendas e suas lideranças é, sem dúvidas, uma forma de colocar o desenvolvimento comercial em prática.

De acordo com o portal Selling Power, oferecer treinamentos de vendas pode ajudar a aumentar o sucesso das equipes em até 29%. É ou não é uma forma eficaz de promover desenvolvimento comercial?

Além de reforçar práticas operacionais (as chamadas hard skills), os treinamentos comportamentais, mentorias e palestras são excelentes oportunidades para desenvolver soft skills. Este é o nome dado às habilidades e competências pessoais que podem ser empregadas na rotina de trabalho, tornando a performance dos profissionais diferenciada.

Fonte: Agendor.

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