Projeto “Aves de S.Bárbara”

Prefeitura, DAE e voluntários realizam projeto “Aves de Sta. Bárbara” em parques municipais

O projeto “Aves de Santa Bárbara”, realizado pela Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste e DAE (Departamento de Água e Esgoto) juntamente com voluntários e população, segue estudando e contribuindo para o inventário da fauna do Município. Fundamentado no birdwatching, atividade cujo objetivo é colecionar registros sonoros ou fotográficos de aves, a iniciativa ocorreu entre os meses de setembro a dezembro de 2020 em encontros quinzenais sempre aos domingos.

O objetivo é oferecer à população uma alternativa de recreação ao ar livre que proporciona o contato com a natureza, estimulando assim um olhar mais sensível à conservação do meio ambiente e dos espaços públicos, além de contribuir para esse inventário que vem sendo compilado pelos técnicos do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), ligado à Secretaria de Saúde, e DAE há dois anos.

Entre setembro e dezembro de 2020 foram realizadas seis oficinas. Cada oficina ocorre em um dos quatro parques do município: Parque dos Ipês, Parque Araçariguama, Parque dos Jacarandás e o novo Parque Taene. O projeto obteve 84 inscrições e uma média de 14 participantes por encontro. No total foram registradas 84 espécies de aves.

Os participantes são monitorados pelos idealizadores do projeto – os estagiários de biologia Matheus P. Janoto, Gabriel A. Garcia Fagian e Eric Ribeiro Muniz, do Centro de Controle de Zoonoses -, além do biólogo Dr. Luiz Eduardo C. de Oliveira e da engenheira Mônica Tortelli, do DAE. O projeto contou com apoio do Rotary Santa Bárbara d’Oeste e Colégio Ideal.

Inscrições

O projeto será retomado no dia 10 de janeiro, às 7 horas, no Parque dos Jacarandás. Para participar das oficinas é necessário realizar uma inscrição on-line via link https://forms.gle/pg1FLMhYyph69aT96

As vagas são limitadas por oficina, visto que para a prática do birdwatching é necessário manter o máximo de silêncio possível e manter certa distância das aves. Os participantes recebem, no dia da oficina, um guia de aves para auxiliar na identificação das espécies e posteriormente um certificado de participação correspondente às horas da oficina.

Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, pelo telefone (19) 3463.8099 (CCZ).

Fonte: A de I/SBO.

%d blogueiros gostam disto: