Investimento em cidades inteligentes chegará a US$ 203 bilhões em todo o mundo, até 2024

Internet das Coisas será amplamente usada para rede elétrica, monitoramento de tráfego, vigilância e outros fins, diz IDC

Analistas do IDC preveem que o investimento em cidades inteligentes por cidades e comunidades, serviços públicos, provedores de telecomunicações e fornecedores especializados chegará a US$ 203 bilhões globalmente até 2024. No entanto, à medida que crescem as redes de IoT nas cidades, aumenta-se também a preocupação com ataques de ransomware.

O relatório “IDC FutureScape: Previsões mundiais para cidades e comunidades inteligentes em 2021” reflete a visão do IDC para as 10 tendências mais importantes em tecnologia de cidades inteligentes nos próximos seis anos.

Ruthbea Yesner, Vice-Presidente, Percepções do Governo, Educação e Cidades e Comunidades Inteligentes do IDC, disse em um comunicado à imprensa que os governos locais e regionais rapidamente adotaram novas políticas e práticas em resposta à pandemia de coronavírus de maneiras que ela não tinha visto antes.

“Esta transformação digital acelerada deve continuar com um roteiro de investimento estratégico em tecnologia atualizado e políticas associadas e mudanças culturais”, disse ela.

Previsões

As cidades estão usando sensores de IoT para detecção ambiental, monitoramento de tráfego, vigilância por vídeo, iluminação pública e controles de infraestrutura e regulação da rede elétrica e das redes de água.

Segundo o relatório, 30% das cidades usarão automação, IoT, IA e gêmeos digitais para combinar o físico com o digital e melhorar o gerenciamento remoto de infraestrutura crítica e serviços digitais até 2025. Além disso, 20% dos produtos e serviços da cidade serão fornecidos usando experiências digitais de alto toque e digitais/físicas híbridas até 2026. No entanto, 20% dos dispositivos do governo local implantados serão comprometidos por ataques de malware e ransomware em 2021 devido a vulnerabilidades do ecossistema IoT.

Os analistas recomendam que os governos locais usem inteligência artificial e recursos de machine learning para segurança, orquestração, automação e resposta (SOAR) para reduzir o risco desses ataques e desenvolver planos resilientes para responder quando eles acontecem.

Mais de um terço (40%) das cidades usarão ferramentas de planejamento de espaço digital, como gêmeos digitais, para acelerar a recuperação socioeconômica da Covid-19 e garantir o movimento seguro de pessoas, bens e serviços até 2022.

O estudo diz que a TI começará a trabalhar com um novo conjunto de parceiros da comunidade que inclui as partes interessadas em segurança da comunidade e profissionais de privacidade para garantir que isso seja feito de forma eficiente e eficaz.

Além disso, 40% das agências policiais usarão ferramentas digitais, como streaming de vídeo ao vivo e fluxos de trabalho compartilhados, para apoiar a segurança da comunidade e abordagens alternativas de estrutura de resposta ao policiamento até 2022. O IDC prevê que as cidades e os departamentos de polícia adotarão tecnologia para gerenciar apropriadamente 80% de seu número de casos – crimes de baixo nível e indivíduos de alto nível que lutam contra a saúde mental, vício, delinquência juvenil, falta de moradia e outras questões sociais.

Ainda segundo o IDC, 45% das comunidades mudarão para uma força de trabalho híbrida usando aplicativos baseados em nuvem, ferramentas de colaboração digital e tecnologias móveis até 2021.

Outro dado apontado pelo estudo, indica que 20% das cidades inteligentes de médio porte nomearão um líder de equipe dedicado para impulsionar a inovação e a transformação digital até 2023. E ainda, três quartos (75%) das cidades fornecerão intervenções no mercado para acabar com a exclusão digital até 2025.

Quanto à mobilidade, cidades ao redor do mundo perderam bilhões em receitas de transporte público devido a paralisações pandêmicas e o IDC prevê que isso as forçará a repensar o transporte público e a recorrer a soluções privadas, incluindo trabalhar com provedores de mobilidade como serviço, empresas de transporte de passageiros, serviços de compartilhamento de carros e empresas de bicicletas e scooters.

Os analistas do IDC preveem ainda que as discussões de planejamento podem mudar das questões de “última milha” para a milha mais longa, uma mudança significativa da “abordagem atual de tamanho único, frequentemente implantada hoje no transporte público”.

Fonte: Computerword