ENERGIA RENOVÁVEL: O Brasil é uma das referências

FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEL ESTÃO CRESCENDO GRADATIVAMENTE NO MUNDO INTEIRO. O BRASIL TEM ACOMPANHADO ESSE ENORME DESENVOLVIMENTO?

Consumo energético é sinal de desenvolvimento atualmente. Isso é fato. A cada dia estamos mais dependentes de tecnologias que consomem alto índice de eletricidade. É inevitável enfrentarmos mudanças na matriz energética nacional, tendo como essencial a inclusão de fontes de energia renovável. Mas e aí, nacionalmente já estamos crescendo o suficiente a ponto de sermos considerados referência?

Se eu trouxer a você, leitor, números com certeza irei te induzir a uma resposta positiva. Estamos crescendo muito no setor energético renovável, porém ainda temos muito a ser desenvolvido para que possamos tornar o Brasil um exemplo em sustentabilidade.

Ainda dependemos economicamente de fontes de energia não renováveis, tirá-las abruptamente da matriz energética nacional nos traria um grande estrago. Um exemplo é o petróleo, atualmente é mais sugestivo economicamente investirmos na Petrobras, mantendo assim os royalties do petróleo e garantirmos inúmeros empregos, do que voltarmos todo esse investimento a energias renováveis.

Outro exemplo que não podemos deixar de citar quando o assunto é energia e economia são as usinas térmicas. Em períodos de estiagem, elas entram em ação, o que gera um enorme gasto pois é uma fonte energética cara. Retirá-las da jogada substituindo por fontes renováveis nos traria talvez a maior energética de todos os tempos. Tudo isso por ainda não estarmos plenamente preparados para uma real dependência de energia limpa.

MAS O MUNDO SUPLICA POR SUSTENTABILIDADE!

Não podemos nos voltar unicamente à economia e esquecermos que temos um ecossistema a zelar. Contudo como conseguimos resolver este problema? Conhece o velho ditado de “A diferença entre veneno e remédio é a dose”? Então, a matriz energética nacional seguirá este mesmo caminho, trazendo como princípio a transformação gradativa.

E a Vanguard Energy veio exatamente para isso, proporcionar mudanças em prol do desenvolvimento sustentável nacional. Assim um dia vamos conseguir munir e preparar o país para que tenhamos uma real dependência da energia renovável.

Fonte: Comunidade Sebrae.

%d blogueiros gostam disto: