Mindset: o verdadeiro segredo do sucesso

Começo esse texto com uma pergunta, levemente provocadora para você: será possível que suas crenças determinem o seu sucesso ou fracasso?

Por muito tempo, as minhas determinaram. Mas eu não acreditava nisso. Por isso, acho pouco provável que você possa já ter se dado conta ou pensado a respeito. Mas a psicóloga Carol Dweck e autora do livro “Mindset: a nova psicologia do sucesso”, desenvolveu um estudo inteiro que comprova: o que você acredita sobre si, desempenha um papel fundamental sobre tudo que deseja, suas paixões e o que ainda vai conquistar ao longo de sua vida.

Mas vamos com calma, você sabe o que é mindset?

O mindset é o responsável pela maneira como todos nós, encaramos a vida. É ele quem determina se uma pessoa é otimista ou pessimista, por exemplo. Mas, mais importante do que isso, ele é a base para o desenvolvimento pessoal e profissional de cada ser humano. E entender isso, vai mudar a sua vida.

Acreditar que qualidades como a inteligência e o talento são traços fixos ou mutáveis, é do que se trata o mindset. Dessa maneira:

  • Uma pessoa que tem um mindset fixo, acredita fielmente que suas qualidades são inatas, isto é, que ela nasceu e vai morrer assim.
  • Já uma pessoa com um minset de crescimento, acredita que suas habilidades podem ser desenvolvidas e fortalecidas ao longo do tempo. Tudo por meio de seu compromisso e trabalho duro.

Você consegue imaginar qual dos mindsets leva ao sucesso?

O estudo sobre mindset

Dweck iniciou suas pesquisas com uma pergunta: O que acontece se você der às crianças um problema difícil de resolver?

O resultado foi o seguinte, algumas crianças encararam o problema como um desafio e mais do que isso, como uma experiência de aprendizado. Contudo, outras crianças se sentiram mal, acharam que o desafio era impossível de resolver e que não eram inteligentes o suficiente, além de imaginarem estar sendo julgadas.

A importância do mindset

Sua mente sempre desenvolverá um papel crítico na maneira que você lida com os problemas e desafios que tem em sua vida. Quando uma pessoa com mindset de crescimento enfrenta um problema, como a busca por melhor qualificação profissional ou um emprego melhor, ela terá maior capacidade em lidar com os desafios que virão.

Já as pessoas com um mindset fixo, criam sempre uma necessidade de aprovação, como se todas as situações do cotidiano exigissem uma confirmação de sua inteligência, caráter ou personalidade.

Elas têm o hábito de acreditar que suas qualidades são imutáveis e criam uma constante necessidade de provar o seu valor aos outros. Perguntas como:  “Sou uma pessoa inteligente ou burra?”, “Serei um vencedor ou perdedor?”, “Terei sucesso ou serei um fracassado?” ou ainda “Serei aceito ou rejeitado?” fazem parte do dia a dia delas constantemente.

Contudo, pessoas com um mindset de crescimento, tem fome pelo conhecimento e aprendizado. Elas querem trabalhar duro e sempre descobrir coisas novas. Enfrentam desafios com maestria e crescem diante deles.

Mas e quanto a você? Você tem um mindset fixo ou de crescimento? Ao longo do texto com qual linha de pensamento você mais se identificou? Isso não importa tanto, pois temos uma maneira objetiva de descobrir isso. Produzimos um teste para identificar qual a sua mentalidade e como aproveitá-la a seu favor.

Por Edson Burguer: Cofundador e Presidente da Sociedade Internacional do Mindset, Edson Burger é Master Trainer em Programação Neurolinguística e Coaching, Palestrante, Escritor e considerado um dos maiores especialistas em transformação humana do Brasil, dedica sua vida a ajudar as pessoas a encontrarem sua melhor versão.

%d blogueiros gostam disto: